SPMG – Sindicato dos Professores do Município de Guaíba

0
COMPARTILHAMENTOS
85
VISUALIZAÇÕES

Dia 15 de maio, estive na abertura da 31ª Feira do Livro de Guaíba, para celebrar seu ressurgimento pós-pandemia. Comprei os livros – Estudos Guaibenses e Serrinha – do autor Valdivino Rodrigues. E, cheio de saudade, fui cumprir mais uma visita, que não fazia desde 1989, quando saí do magistério de Guaíba. Visitei o SPMG e fui muito bem-recebido pela Rosângela Heim, atual presidente do Sindicato. Ela foi muito paciente em escutar minhas nostalgias, já que reiniciei a então Associação dos Professores em 1985. Aproveito para deixar minha gratidão ao professor Gilberto, real fundador, e a professora Virginia, de quem recebi a continuação.

Entre os assuntos, manifestei uma percepção que os sindicatos em geral e de educadores em particular podiam ter uma ação permanente em agregar valor para a sociedade. Não só quando tem seus interesses contrariados. Uma possibilidade: compartilhar histórias de bons exemplos de educadores. Para minha surpresa e felicidade, a Rosângela apreciou a ideia e começou a publicar nas quartas-feiras, no Instagram do SPMG, a série: Um professor, uma história. Ainda na conversa, fiquei sabendo que tem um grupo de WhatsApp com duas centenas de aposentadas. Esta notícia me surpreendeu e me fez visualizar um manancial enorme de oportunidades de ações construtivas para a cidade e apoio ao Sindicato por serem pessoas livres da pressão do compromisso de trabalho para se sustentarem, por terem mais tempo livre e capacidade desenvolvida pela experiência.

Escrevi muitas ideias e enviei para Rosângela. E me ofereci para fazer uma roda de conversa sobre os temas. Ela aceitou! Marcou dia 15 de junho, quinta-feira, às 15 horas na ASSERMIBA.

Já terei entregue esta Coluna antes de ter ocorrido a reunião. Espero que tenha sido produtiva. E, aqui na frente do meu computador, coração acelerado, me pergunto se vou ajudar ou interferir em assuntos que não me competem. O fato é que dado o pouco contato pessoal com a Rosângela e a rapidez com que ela operacionalizou ideias que encontrou relevância, e dado a breve pesquisa que fiz nas redes, percebi nela uma oportunidade pronta para avançar na defesa da categoria. Felicidade a todos!

Joaquim Mello

joaquim.mello@terra.com.br

Publicado em 16/6/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X