Em outubro de 2008, foi inaugurado o Hospital da Unimed Centro-Sul (foto), oferecendo serviços de saúde privado de alto padrão para moradores de Guaíba e de outros municípios da Região com plano de saúde da cooperativa médica. Foram disponibilizados 24 leitos; serviços médicos integrais; centros de diagnóstico e cirúrgico, com equipamentos de última geração; maternidade; internação e atendimento psicológico aos pacientes e seus familiares. Para isso, foram contratados 60 funcionários altamente especializados.
Em janeiro de 2010, a Unimed Porto Alegre anunciou oficialmente a incorporação da Cooperativa Médica da Região Centro-Sul, aumentando em 40% a sua área de atuação no Estado, agregando mais de 21 mil clientes a sua carteira. A ideia, com a aquisição, era transformar o Hospital de baixa e média complexidades como o melhor do RS. Mas os planos não vingaram, devido à baixa ocupação e, consequentemente, ao resultado financeiro.
Em 2020, o Hospital se transformou em um Pronto Atendimento, encerrando os serviços de obstetrícia e internação, oferecendo atendimentos de urgência, emergência e cirurgias ambulatoriais.
Em agosto de 2022, a Unimed Porto Alegre comunicou o encerramento das atividades do seu Pronto Atendimento em Guaíba, gerando intensa repercussão negativa no Município e Região. Por meio de nota, o Conselho de Administração da Cooperativa justificou o fechamento das atividades, destacando que não foi possível manter a sustentabilidade da Unidade. Desde então, a estrutura hospitalar se encontra desativada.
Sem Maternidade
Com o fechamento dos centros Obstétrico e Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora do Livramento, em agosto de 2009, após processo de falência da instituição filantrópica que administrava o Livramento, Guaíba ficou sem maternidade via SUS. A partir do encerramento do Hospital da Unimed, a Cidade ficou sem qualquer serviço de maternidade.
Inaugurado em julho de 2020, com alvará provisório, o Hospital Regional de Guaíba foi direcionado ao atendimento SUS para pacientes com Covid-19. Em 2022, o Hospital recebeu autorização para atendimentos hospitalares em geral. Mais tarde, a Associação Hospitalar Vila Nova obteve a concessão para administrar a Unidade, mas ainda sem maternidade.
Ao assumir a Prefeitura de Guaíba, em janeiro de 2021, o prefeito Marcelo Maranata adiantou que tinha a intenção de incorporar a estrutura do Hospital da Unimed para transformá-la em uma maternidade municipal, com atendimento SUS e privado.
Essa semana, vazou a informação de que as negociações com a Unimed estão bem adiantadas, inclusive com aprovação do Conselho da Cooperativa Médica para a venda do imóvel. O Município estaria articulando convênios com os governos do Estado e Federal para prestação dos atendimentos via SUS. No pacote de concessão, está a possibilidade de atendimentos pelo SUS e privados a fim de dar sustentabilidade ao projeto.
A Gazeta Centro-Sul questionou o prefeito Marcelo Maranata sobre as negociações, mas, até o fechamento desta edição impressa, não havia recebido retorno.
Publicado em 26/4/24