Na tardinha de segunda-feira, 12, saí da Gazeta e fui ao Supermercado Nacional do Shell. Na Avenida Nestor de Moura Jardim, peguei um grande congestionamento. A princípio, pensei tratar-se de um acidente, mas depois vi que era tráfego intenso.
Comentei sobre o congestionamento com amigos e recebi a informação de que nos horários de pico há grandes engarrafamentos em pelo menos três pontos da cidade: na Avenida Nestor de Moura Jardim, nas rotatórias da Zona Sul e na Estrada Santa Maria, no trecho de acesso ao Bairro Columbia City. Diante das informações, fui a campo conferir. Circulei pela Cidade nos horários de pico, observando o trânsito. Constatei que o movimento de veículos nas ruas de Guaíba aumentou consideravelmente e que a Secretaria de Mobilidade Urbana mantém performance amadora. Vamos lá.
Obra Trancada
Existe um atalho importante que poderia ligar diversos bairros ao Centro, mas não está funcionando devido a um trecho de 200 metros, praticamente intransitável, na Rua Pedras Brancas. A causa da encrenca é um suposto acordo com o Iphae para manter um pavimento com pedras no entorno da Casa de Gomes Jardim. Isso mesmo, esta é a desculpa para não concluir o atalho. É constrangedor uma coisa dessas levar tanto tempo para ser solucionada.
Sistema de Semáforos
Faz um ano que a maioria dos semáforos de Guaíba não funciona direito ou sequer funciona; um ano! Então, vêm as desculpas de licitações problemáticas, como se fossem adolescentes rebeldes. Tudo bem que processos licitatórios são complicados, mas nada justifica um ano de semáforos estragados e, consequentemente, riscos de acidentes em cruzamentos perigosos.
Pontos Críticos
Pelo menos três pontos críticos chamam atenção, há anos, pelos problemas que causam, mas nada é feito para resolver ou, pelo menos, reduzir os riscos.
O primeiro está na esquina da rua 20 de Setembro com a São José. Semáforos controlando três sentidos e uma faixa de segurança no meio, sem sinalização de pedestre: se para, tranca; se avança, é multado. Vergonha.
O segundo, na esquina da Avenida 7 de Setembro com a Rua José Montaury, acessos para várias direções, subida, descida, sem redutor de velocidade, além uma sinalização precária. Nos horários de pico, só rezando para não bater.
O terceiro é trecho das travadas e batidas em série, fica na esquina da Avenida João Pessoa com a Rua São José. Sem redutor de velocidade e falta de sinalização adequada, freadas e torcida para não bater se multiplicam. O quadro da dor.
Ciclistas e Pedestres
O sistema viário a partir do Ermo, na Zona Sul da Cidade, conta com ciclovias, mas os ciclistas circulam nas calçadas e no meio da rua, enquanto os pedestres andam nas ciclovias. Além de não ter sinalização, falta também educação para o trânsito, formando o combo da esculhambação.
Este problema faz parte de um pacote amador que contém poucos agentes de trânsito e falta de planejamento.
Resumo da Bufa: Guaíba cresceu, o tráfego de veículo se tornou intenso e o setor de Mobilidade Urbana segue no século passado, com pouca gente e mergulhado no amadorismo.
E para complicar ainda mais o quadro da dor, o número de “barbeiros” dirigindo em Guaíba é assustador.
Tucanos com a Cleusa Silveira
Estão bem adiantadas as negociações para a ex-vice-prefeita Cleusa Silveira concorrer a prefeita de Guaíba, no ano que vem, pelo PSDB. Os vereadores Manoel Eletricista e Carla Vargas encabeçam as articulações de bastidores, segundo a Tia Alaíde.
Detalhe: antes que venham com ponderações, esta informação não é oficial, mas como recebi da Tia Alaíde, considero como tal. Se é que me entendem.
Viagens a Brasília
Toda hora um grupo de vereadores de Guaíba vai a Brasília e volta anunciando valores de emendas para a Cidade. Então, fui pesquisar para ver o que é papo furado e o que vem de dinheiro de verdade para o Município.
O sistema é o seguinte: o deputado destina recursos para projetos específicos no Município, a chamada verba carimbada. Cabe ao prefeito aceitar ou não, de acordo com os planos da gestão. Na próxima semana, volto ao tema.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 16/6/23