Estudantes da Escola José Carlos Ferreira, no Bairro Pedras Brancas, em Guaíba, terão a oportunidade de praticar o remo olímpico no turno inverso das aulas.
Na manhã de terça-feira, 24 de outubro, foi realizado o lançamento do projeto Remo na Escola. O ato aconteceu na margem do açude localizado no Bairro (foto).
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Magda Ramos, esta é uma oportunidade importante para oferecer a prática esportiva aos jovens da comunidade escolar que está distante da área central do Município.
A diretora da Escola José Carlos Ferreira, Deisy Kubischewski de Aguiar, contou à Gazeta Centro-Sul que o professor Werner Höher, que é presidente da Federação de Remo do RS, sugeriu que fosse desenvolvido um projeto para a prática do remo olímpico, aproveitando o açude na localidade. Ela disse que compartilhou a sugestão com a Secretária Magda, que comprou a ideia.
A Escola possui cerca de 900 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com o tempo, segundo a secretária de Educação, estudantes de outros bairros poderão participar das atividades.
O Professor Werner, coordenador do projeto, disse à Gazeta que serão atendidos de seis a oito alunos por hora, de manhã e à tarde, no turno inverso da escola, todas as terças-feiras. Neste início, há 20 alunos inscritos para as aulas e 50 na fila de espera. O coordenador destacou, ainda, que o projeto escolar de remo olímpico é inédito no Brasil e está embasado em modelos adotados na Europa e na Austrália. Ele ressaltou que o material utilizado é emprestado, não acarretando custos para o Município.
Participaram do ato de lançamento do projeto, a secretária de Educação Magda Ramos; os secretários municipais Ivan Barcellos e José Zanella; o subprefeito de Pedras Brancas, Cristiano Eleu; o campeão sul-
americano de remo olímpico, Vinícios Delazeri; a diretora da Escola, Deisy Kubischewski de Aguiar; e o professor Werner Höher, entre outros educadores e membros da comunidade.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 27/10/23