Milhares de pessoas de Guaíba e de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre visitaram a 2ª Feira Nacional da Oliva (Olifeira), que aconteceu entre os dias 19 e 22 de outubro, no Largo José Cláudio Machado, na Orla Central de Guaíba, onde foi montada uma grande estrutura, com 7 mil m², abrangendo palco coberto e espaços especiais para a comercialização de azeites de oliva e derivados das oliveiras, artesanato, produtos diversos e gastronomia.
Foram cerca de 70 horas de atividades, mais de 50 expositores e 55 atrações artísticas e shows, destacando as apresentações de Serginho Moah e Diogo Nogueira.
De acordo com o prefeito Marcelo Maranata, apesar de Guaíba não ser um importante produtor de azeitonas, o Município está localizado no início de uma Região do Estado onde a cultura das oliveiras tem crescido de forma significativa, bem como produz um azeite de qualidade internacional. Maranata destaca Guaíba como “Portal da Região das Oliveiras”.
A Feira é realizada pela Prefeitura de Guaíba com apoio da Abrazeite, que é uma associação de consumidores de azeite de oliva e derivados. O evento busca aproximar o consumidor do produtor, estimulando a venda e a produção em geral de azeites e de todos os produtos derivados das oliveiras.
Aumento de Vendas na Agricultura Familiar
Guaíba possui 64 hectares de olivais e a atividade está em expansão no Município, assim como na Região. Segundo a Emater/RS-Ascar, nesta segunda edição da Olifeira, o total de vendas na agricultura familiar, com 21 expositores, foi superior ao do ano passado, registrando faturamento de R$ 120.550,00. A comercialização de produtos das agroindústrias e de produtores contou com panificados, embutidos, queijos, rapaduras e mel, entre outros.
Os visitantes também puderam prestigiar as exposições de artesanato indígena e fotográfica da juventude rural. As imagens foram resultado de um trabalho realizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS de Guaíba, em parceria com o Fotoclube, mostrando que as meninas do meio rural também têm vaidade.
Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Guaíba não havia encaminhado o balanço oficial da Olifeira, com dados de comercialização, de movimentação da economia local e do investimento do Município para a realização do evento.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 27/10/23