Há diversos componentes na construção de uma educação de qualidade, na qual as teorias se transformam em práticas com resultados de fato. E devo dizer, inspirada em décadas de vida real atuando como estudante e professora, que considero alguns comportamentos essenciais para quem integra o dia a dia escolar: disciplina, atenção, respeito e entusiasmo.
Para aprender, é preciso posicionar-se com as costas retas, aquietando-se para ouvir; abrir a mente para o conhecimento e direcionar toda a atenção àquele que se faz seu pronto-entregador, respeitando-o como tal. E durante o processo, aceitar o conhecimento como longa estrada a ser trilhada em parceria, busca constante para entender o mundo em que se vive. Sobretudo, entusiasmando-se com a possibilidade de transformações positivas concretas. Porque é isso que se chama de evolução.
Para ensinar, o entusiasmo se faz conexão para transmitir o que precisa ser compreendido, porque o saber se opõe à displicência, e o exemplo positivo faz parte da tarefa diária dos educadores. Quem quer interesse precisa mostrar-se interessado; quem quer boas leituras deve igualmente dedicar-se a elas. Assim, se o trabalho é de ensinar, então que se viva sempre aprendendo.
Se o objetivo realmente é educação de qualidade, a disciplina e o respeito no ambiente escolar precisam marcar presença, livres da influência de modernismos passageiros. Deve ser ação firme e conjunta, porque na vida real há limites, seja no trânsito, nas relações afetivas, nos jogos de futebol, nas corriqueiras escolhas. Existe hora e vez para tudo, há um tempo de ouvir, outro de falar; de comprometimento com os estudos, de diversão; de leituras filosóficas, de redes sociais.
Alexa das questões disciplinares, o respeito em todas as suas modalidades deve ser regra geral na escola. Tratamento cordial, tom de voz adequado, atenção recíproca, bom-humor. Sobretudo, postura cidadã, comprometimento com a evolução de todos sem deletar suas individualidades. Discrição na solução de problemas, ética, compreensão do momento vivido. Tudo sempre movido pelo entusiasmo, a mola-mestra das nossas vidas, pois é disso que carece o mundo.
Escolas são os melhores locais que conheço para aprender e ensinar sobre o mundo em que vivemos, construtora de felicidade individual e coletiva que sempre poderá ser.
Sobre a receita de educação com qualidade, muitos são os ingredientes necessários, alguns se referem a comportamentos que parecem ter ficado fora de moda na sociedade em geral. Por serem essenciais, precisam ser resgatados: disciplina, atenção, respeito e entusiasmo.
Cristina André
Publicado em 19/4/24