A Delegacia de Polícia de Guaíba cumpriu ordens judiciais, prendendo preventivamente indivíduos envolvidos em tráfico de drogas e porte de arma de fogo nos bairros São Francisco e Jardim dos Lagos.
Durante as buscas, o investigado que atuava no Bairro São Francisco foi abordado enquanto portava um revólver calibre .38 na cintura, razão pela qual também acabou sendo preso em flagrante. De acordo com a delegada Karoline Calegari, ele tem antecedentes por homicídios e por tráfico. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.
Outro Caso
Na noite de 7 de julho, policiais civis da DP local prenderam em flagrante um indivíduo por tráfico de drogas no Bairro Jardim dos Lagos.
Os policiais estavam monitorando o investigado, ocasião em que deram cumprimento a mandado de busca expedido pela Justiça.
Segundo a Polícia, na casa do suspeito foram apreendidas porções de maconha e cocaína, dinheiro, celular e balança de precisão.
DetranRS divulga estudo sobre mortes no trânsito
Mais da metade dos condutores mortos no trânsito do RS, no período de 2018 a 2020, foram motoristas e motociclistas alcoolizados, sem habilitação ou com a CNH suspensa, cassada ou bloqueada. O DetranRS divulgou um estudo inédito, que vai permitir melhores diagnósticos e estratégias mais eficientes de combate à acidentalidade.
Para o levantamento quantitativo de condutores e motociclistas irregulares, entre os mortos decorrentes de acidentes de trânsito no RS (de 2018 a 2020), o DetranRS analisou 2.043 casos, cruzando informações do Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Cadastro de Condutores e Sistema de Penalidades do RS, além da base de resultados dos testes de alcoolemia nos exames de necropsia do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O estudo constatou que 1.066 (52%) tinham pelo menos uma das situações elencadas como irregulares ante 977 (48%) considerados em situação regular. O percentual de irregulares entre os condutores mortos em acidentes foi exatamente igual para motoristas e motociclistas.
O índice de mulheres irregulares entre as condutoras mortas no trânsito é menor (38%) que entre os homens (53%), e a faixa etária que mais preocupa é a dos jovens: 73% dos condutores de até 20 anos que morreram no período estavam irregulares. Com relação ao local, dia e hora dos acidentes que mais registraram condutores irregulares mortos, destacam-se noites e madrugadas dos finais de semana nas vias municipais.
O diretor-geral do DetranRS, Marcelo Soletti, ressaltou que o estudo corrobora impressões anteriores; mas agora se confirmam com dados.
“Dirigir sob o efeito de álcool, não ter iniciado ou finalizado o processo de habilitação e estar com CNH bloqueada devido à suspensão ou cassação do direito de dirigir são condutas de risco importantes para as ocorrências de trânsito”, destacou Soletti.
Educar para mudança
Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS, afirmou que esse tipo de diagnóstico deixa mais clara a importância da educação como caminho na busca da transformação dessa realidade.
“Nos países onde já se verificam reduções significativas no número de sinistros, mortos e feridos no trânsito, a educação tem sido a principal ferramenta para se obter estes índices”, observou Diza.
Polícia Civil busca identificar suspeito de extorsão qualificada
A Delegacia de Polícia de Guaíba está investigando crime de extorsão contra um homem de 64 anos, que aconteceu em Guaíba e cidades da Região. Imagem de uma câmera de monitoramento está sendo analisada para identificar os criminosos.
O delito ocorreu no dia 9 de maio deste ano, por volta das 9h30. A vítima foi abordada na rótula da Prefeitura, em Guaíba, por dois indivíduos armados, que a conduziram até o interior de um veículo de cor branca. O homem foi levado a algumas agências bancárias de Guaíba, Porto Alegre e Canoas, onde foi obrigado a sacar valores e entregar aos criminosos.
A ação durou toda a manhã, sendo que, nesse período, a vítima teve sua liberdade cerceada pelos assaltantes, sempre sob ameaça de morte.
Verificando as imagens disponibilizadas por uma das agências bancárias, é possível visualizar a vítima ingressando no estabelecimento acompanhada de um dos suspeitos (um indivíduo obeso, com aproximadamente 1,78m de altura, pele clara, rosto redondo e cabelos castanhos), o qual aparece realizando saques. Dessa forma, a Polícia Civil busca identificar o suspeito que aparece na filmagem divulgada e seu comparsa, solicitando que se alguém tiver informações entre em contato com o setor de investigações pelo telefone: (51) 98682.2059. A Polícia garante o anonimato.
Foto: Polícia Civil
Publicado em 15/7/22