Avança o projeto de revitalização da Orla Central de Guaíba. A proposta é ótima. Na segunda-feira, 26, aconteceu a segunda audiência pública de apresentação e debate sobre o projeto realizado pela Fundatec para a Prefeitura de Guaíba. O novo píer já foi inaugurado e a Escadaria passa por uma revitalização. Espero que o restante do projeto saia do papel.
Guaíba merece um olhar mais profissional para aquela área da Cidade, considerando a paisagem de fotografia e o potencial turístico.
Hoje, parte da Beira é malcuidada, tem acampamento de morador de rua (ao lado da Estação Hidroviária); o Monumento dos Ventos, doado por estudantes chilenos, está totalmente degradado; e a gambiarra é marca registrada na fiação. O potencial gastronômico é pouco aproveitado.
Praia da Alegria
E por falar em potencial gastronômico pouco aproveitado, destaco a Praia da Alegria. Após a revitalização da Orla, que deixou o local muito bonito, a falta de bares e restaurantes bacanas no tradicional balneário torna o ambiente pobre. A Praia está mais para tristeza do que alegria.
Marcas Fortes em Guaíba
O Bob’s, rede brasileira de restaurantes foodservice, abriu uma loja na Rua São José. No ano passado, a Quiero Café se instalou na Beira. Stok Center e Havan já fazem parte do comércio de Guaíba.
O McDonald’s anuncia a abertura de 300 vagas de trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana. Segundo apurei, está em tratativas a possibilidade de instalação de uma loja do M amarelo aqui na Aldeia.
As grandes marcas se instalam em municípios com potencial econômico.
Maranata na Oposição
O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, anunciou apoio à chapa 2, de Oposição, na eleição da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que há nove gestões é comandada por Paulo Ziulkoski, ex-prefeito de Mariana Pimentel. A Confederação representa os municípios de todo o Brasil.
Porto em Guaíba
Conforme a Gazeta Centro-Sul noticiou, no dia 15 de dezembro de 2023, está tramitando na Prefeitura de Guaíba e na Fepam o processo para construção de um porto na estrada de terra que liga Guaíba a Barra do Ribeiro. Se aprovado, o porto será instalado próximo à fábrica de Papel da Santher.
Porto pode ajudar na economia do Município, mas também pode gerar muitos problemas sociais e de segurança se não houver o devido planejamento.
Serviço Meia-boca
O que me incomoda em Guaíba são os acabamentos das obras públicas. Em geral, é um acabamento matado, torto e cheio de gambiarras.
A cultura “meia-boca” está tão enraizada na Aldeia, que a Prefeitura está revitalizando o asfalto da Avenida Nestor de Moura Jardim, o que deverá ficar bom, mas um trecho cheio de remendos na frente da Prefeitura segue intocado. Pelo histórico, temo que deixem assim: recapeamento asfáltico na Nestor, remendão, e recapeamento na 20 de Setembro.
Sonho com o dia em que os acabamentos das obras públicas sejam perfeitos em Guaíba.
O Centro da Cidade
O Centro de Guaíba é malcuidado. A Rua São José é mal iluminada, triste à noite, a fiação tem visão apocalíptica, as calçadas são uma mistura braba de pisos e, para emoldurar o quadro da dor, tem os arcos de ferro.
Sei que há muitos bairros que precisam de melhorias. Mas quando falo do Centro, me refiro à região da Cidade que todos frequentam, pois é nela que estão o forte do comércio, os principais escritórios de prestação de serviços, o tabelionato e as agências bancárias, entre outros pontos importantes. O Centro é de todos os munícipes e não somente dos que moram nele. Entra prefeito e sai prefeito, e o Centro de Guaíba continua feio.
Crítica à CEEE Equatorial
O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Guaíba, Ivan Barcelos, criticou o desleixo da CEEE Equatorial (ver espaço Reclamações nesta edição). Ele disse à Gazeta que a Equatorial faz podas e atira os galhos no meio da rua para a Prefeitura recolher.
Não bastasse levar dias para religar a energia de casas e prédios e manter a rede com fios emaranhados e pendurados, ainda atiram galhos no meio da rua. É de cair os butiás dos bolsos!
O Recado da Direita
Independentemente da ideologia ou do político de estimação que alguém possa ter, a multidão na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, deixou um recado significativo e incontestável: a força do Bolsonaro é impressionante e os conservadores estão fortalecidos e dispostos a enfrentar o socialismo.
Se existe uma coisa que muda destinos e desmandos é o povo na rua. Importante ressaltar que foi uma manifestação gigantesca e pacífica, sem caravanas com distribuição de sanduíches de mortadela ou de coxinhas. Destaque para o verde e amarelo, as cores do Brasil.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 1/3/24