Em uma nova ação integrada entre as forças de segurança e poderes das esferas federal e estadual, sete detentos em posição de liderança nas principais organizações criminosas que circulam no Estado do RS foram transferidos para estabelecimentos prisionais federais. Sob coordenação do programa RS Seguro, as secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) deflagraram a Operação Império da Lei III, na manhã de terça-feira, 27 de julho.
Com a participação de trezentos agentes e o emprego de 30 viaturas e uma aeronave, a ação dá continuidade as duas etapas da Operação Império da Lei que, em março e novembro de 2020, enviaram um total de 27 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Somadas as três etapas da Operação, já são 33 presos transferidos.
Em respeito à Lei de Abuso de Autoridade, não foram divulgados os nomes dos presos. Quatro deles integram organização criminosa originada na Região do Vale dos Sinos, dois ocupavam posição de liderança em quadrilha com base no Bairro Bom Jesus, na Capital, e um dos transferidos é ligado à organização criminosa situada na Região Sul do Estado.
A Império da Lei III teve participação de 12 instituições estaduais e federais. Pelo RS, além da SSP e da SJSPS, atuaram Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ministério Público e Poder Judiciário. Pela União, além do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), somaram-se esforços da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O comitê executivo do RS Seguro e as instituições envolvidas trabalharam na seleção de novos alvos e na complementação dos relatórios, com análise de informações de inteligência.
Disparava próximo da BR e acabou preso
Uma guarnição da Brigada Militar foi averiguar denúncia de que estariam efetuando disparos de arma de fogo, próximo à BR-290, na noite de sábado, 24 de julho. Durante averiguação, na Estrada da Arrozeira, BR-290 – km 116, em Eldorado do Sul, foi visualizado veículo GM Corsa preto em atitude suspeita, que estava sendo conduzido por um homem de 44 anos. Na revista veicular, foram localizados uma espingarda, calibre 12, marca Remington Rand, municiada e carregada com sete cartuchos, e um revólver calibre 22, marca Rossi, com a numeração suprimida. O suspeito foi preso.
Matou a companheira em Guaíba e foi preso no Paraná
Em ação conjunta entre policiais civis da DP de Guaíba e da DP de Almirante Tamandaré, no Paraná, essa semana, foi preso preventivamente o autor do feminicídio ocorrido em outubro de 2020, no Bairro Pedras Brancas, em Guaíba.
De acordo com a investigação presidida pela delegada Karoline Calegari, o indivíduo é suspeito de matar a companheira esganada. No dia do fato, ele acionou o SAMU, dizendo que a vítima teria sofrido um mal súbito, mas posteriormente o auto de necropsia apontou a causa da morte por asfixia mecânica.
A vítima apresentava outras lesões corporais, que haviam sido produzidas pelo investigado durante o dia da morte. A Polícia também teve acesso às imagens do momento em que algumas das lesões foram produzidas.
Algum tempo depois do crime, o homem havia ido embora para sua cidade de origem, Almirante Tamandaré (PR), com uma nova companheira. Ela compareceu na DP local, recentemente, com lesões corporais, inclusive dentes quebrados, informando que foi espancada pelo agressor naquele Estado e conseguiu fugir de volta para Guaíba.
De acordo com a delegada Karoline Calegari, é comum que agressores domésticos aumentem sua agressividade e a gravidade das lesões causadas nas vítimas, até culminar em feminicídio, daí a importância de romper o ciclo de violência o mais rápido possível.
O inquérito policial já foi remetido e o indiciado responderá ao processo preso.
Para o delegado Mario Souza, diretor da 2 DPRM, é muito importante a repressão de crimes desta natureza, por ser delito praticado com covardia, que causa revolta social.
Agressão com Facão em Rádio de Camaquã
Repercutiu no Estado uma agressão que aconteceu na Rádio Camaquense, no município de Camaquã, devido a desentendimento entre um comunicador e um operador de áudio.
A causa da agressão, na tarde de sábado, 24 de julho, nas dependências da Rádio, teria sido uma discordância em relação ao uso do celular da vítima. O agressor utilizou um facão contra o jovem sonoplasta, provocando ferimentos que deixaram marcas de sangue no piso. O ferido foi atendido e passa bem. O radialista (agressor) deverá ser processado por tentativa de homicídio.
Assassinos que mataram, queimaram e enterraram jovem foram presos
A Polícia Civil de Guaíba identificou e prendeu dois suspeitos pela morte de um jovem, cujo corpo foi localizado carbonizado e enterrado em um horto florestal, na localidade de Logradouro, interior de Guaíba, no ano de 2019.
Em 2 de fevereiro de 2019, a mãe da vítima C.F.C., de 20 anos de idade, registrou o desaparecimento do filho. Diversas diligências foram realizadas a fim de localizar o jovem, sendo que, aproximadamente um mês depois, o corpo da vítima foi localizado no horto florestal, carbonizado e enterrado junto com sua moto, aparelho celular e documentos. No crânio, havia marca de tiro.
Apesar dos recursos utilizados pelos criminosos para ocultar o corpo e não serem responsabilizados, a investigação logrou êxito em apurar a autoria do crime, sendo atribuída a dois criminosos extremamente violentos. Recentemente, eles foram indiciados por tentativa de homicídio contra policiais militares, ocasião em que foi apreendido com os bandidos farto material bélico, incluindo fuzis.
De acordo com a Delegada Karoline, as dificuldades de apurar um homicídio praticado em 2019 não impediram a Polícia de desvendar o crime e de prender os autores. “Não existe crime perfeito e nem fato que não possa ser desvendado”, destacou a delegada. Os presos foram encaminhados ao sistema carcerário.
Casal pedia dinheiro em nome de asilo
A Delegacia de Polícia de Guaíba indiciou um casal por estelionato. A dupla abordava pessoas pelas redes sociais, exibindo fotos de idosos e de lesões, aduzindo que trabalhavam para um asilo e estavam angariando fundos para comprar medicamentos para os idosos doentes.
Segundo a Polícia, o casal emitia até recibo em nome do asilo. A mulher fazia o contato, encaminhava as fotos das supostas lesões dos idosos, e seu companheiro recolhia o dinheiro das vítimas, as quais eram ludibriadas.
O golpe foi descoberto quando uma das doadoras resolveu conhecer a casa lar. Lá, foi informada de que o estabelecimento não tinha recebido as doações.
Durante as investigações, a Polícia descobriu que as fotos utilizadas pelos estelionatários eram de um parente que havia sofrido um acidente de moto, o qual também registrou ocorrência contra os golpistas, por não compactuar com a conduta.
Segundo a Delegada Karoline, os delitos de estelionato cresceram muito durante a pandemia.
BM de Eldorado do Sul prende contrabandista na Estrada do Conde
Na noite de sexta-feira, 23 de julho, a Brigada Militar de Eldorado do Sul prendeu um homem por contrabando no Bairro Sans Souci.
Durante abordagem num veículo suspeito em uma barreira policial na Estrada do Conde, foram encontrados mais de 1.550 pacotes de cigarro (totalizando 15.500 carteiras de cigarro) e quantia em dinheiro. O material foi apreendido, o veículo recolhido, e o homem, encaminhado à DP.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 30/7/21.