Muitas questões são importantes para garantir desenvolvimento social e econômico sustentável, e entre as principais estão as ações integradas e o planejamento na gestão pública. Sem isso, o trabalho tem efeito de enxugar gelo.
A Gazeta Centro-Sul divulga diversas matérias e opiniões a respeito do desenvolvimento de Guaíba e Região. Neste trabalho jornalístico, percebe-se que, apesar dos avanços, existem muitos problemas que emperram o crescimento por falta de ações planejadas e de trabalho integrado dos governos com órgãos públicos, empresas privadas e estatais.
Percorrendo as ruas de Guaíba, constata-se absurda falta de sintonia em relação às obras públicas; um problema que vem de longe. Várias vias que alguns meses após serem asfaltadas voltam a ser abertas para receber tubulação da Corsan. Neste contexto, casos gritantes são vistos diariamente, como na Rua 20 de Setembro e na Dona Frutuosa, entre tantas. Na Zona Sul da Cidade, recentemente a CMPC revitalizou a Praia da Alegria e o Balneário Alvorada. No entanto, as ruas da orla não receberam qualquer tratamento do Governo Municipal. No Balneário Alvorada, sequer existe pavimento. Na Praia da Alegria, há crateras na pista. Não houve conversa entre as fontes que promoveram as obras.
Ao observarmos a fiação nos postes de iluminação, a cena é constrangedora; o relaxamento se apresenta por meio de emaranhados de cabos e fios soltos pelas calçadas e ruas, colocando em risco a integridade física de pedestres e motociclistas em especial. É como se não existisse legislação, além da falta de respeito com a população.
É preocupante a ausência de sintonia entre Prefeitura, Corsan, Companhia de Energia Elétrica e empresas privadas, considerando a harmonia urbana. Esse conflito se agrava com a carência de planejamento, resultando em desperdício do dinheiro público e, consequentemente, em dificuldades para a sociedade.
Os exemplos de ações desconectadas nos municípios em geral são muitos e precisam ser revertidos. No caso de Guaíba, a situação só não é pior devido a relevância da sua natureza e logística.
O potencial de desenvolvimento existe, as oportunidades estão surgindo, mas isso não pode acobertar os erros graves de gestão que vêm de longe e retardam o crescimento, gerando muitas barreiras, que não deveriam existir se contássemos com um trabalho governamental integrado e executado com planejamento.
Publicado em 23/7/21.