Durante o período letivo, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), é oferecido alimentação aos alunos da rede de ensino, com o objetivo de “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos”.
De acordo com a Prefeitura de Guaíba, durante o recesso escolar, quando as escolas permaneceram fechadas, a Secretaria Municipal de Educação distribui kits de alimentos para os alunos da Rede Municipal de algumas escolas localizadas nas regiões mais carentes, utilizando o recurso livre.
O kit de alimentos foi planejado e calculado a partir da disponibilidade do quantitativo do registro de preços deste ano, respeitando o Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, que possui o objetivo de promover e aumentar a oferta de alimentos in natura e minimamente processados (frutas, legumes, verduras, ovos), com a redução do consumo de alimentos processados e, principalmente, os ultra processados (formulações industriais que possuem diversos aditivos químicos, conservantes, aromatizantes, estabilizantes).
O kit é composto por 2kg de batata inglesa, 1kg de beterraba, 3 kg de banana, 0,5 kg de cebola, 2 kg de chuchu, 3 kg de batata doce, 1 kg de tomate, 2kg de milho verde, 2kg de laranja e uma dúzia de ovos.
As escolas beneficiadas são: Máximo Laviaguerre; Santa Catarina; José Carlos Ferreira (somente os alunos da Educação Infantil); Pedras Brancas; Santa Isabel; e Três Patinhos, abrangendo no total 783 alunos (conforme censo escolar de junho/2022).
Foto: Lucas Wink/PMG
Publicado em 29/7/22