De acordo com a veterinária Mirela Miranda Palos, os gatos enxergam em média sete vezes melhor que os humanos no escuro, eles percebem melhor a luz na penumbra, como também o movimento rápido. “Em relação à nitidez das imagens, os gatos veem entre quatro e dez vezes pior do que os humanos”, explica Mirela.
Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, enfatiza que é muito difícil comparar a visão dos gatos com a nossa, porque o modo como os felinos compreendem o mundo é bem diferente.
“Os sentidos se complementam, agindo em uma combinação perfeita”, afirma a especialista. Assim, ainda que os olhos dos bichanos possuam algumas desvantagens, isso não atrapalha em nada a sua desenvoltura.
Os gatos não veem as mesmas cores que os humanos.
“Enquanto nós possuímos três tipos de células fotorreceptoras, captando as cores azul, vermelho e verde, os gatos possuem apenas dois tipos”, observa Suelen. Assim, os felinos enxergam através de uma combinação limitada de tons.
Não há um consenso em relação a quais cores os gatos enxergam, mas a maioria dos cientistas acredita que eles só possuem receptores azuis e vermelhos. Isso significa que quando o pet observa algo verde, ele provavelmente vê um objeto acinzentado, puxado para outro tom.
Os gatos enxergam em ângulo de visão de 200° em comparação com os 180° dos humanos. Essa característica é uma herança do passado predador dos bichanos.