Cleusa na Liderança da Oposição

0
COMPARTILHAMENTOS
62
VISUALIZAÇÕES

Recebi a visita da Cleusa Silveira, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Guaíba. Na tarde de quarta-feira, 6, ela esteve na sede da Gazeta Centro-Sul, entregando convite para o evento de lançamento do movimento de oposição na Aldeia, quando acontecerá sua filiação partidária em nova sigla. Ver matéria ao lado.

Ela não quis adiantar em qual partido está ingressando, pois estava finalizando as negociações no dia da visita. No entanto, segundo a Tia Alaíde, está tudo acertado com o PSDB, com aval do governador Eduardo Leite. Os tucanos e o União Brasil disputaram a Cleusa, que saiu magoada do MDB, onde se sentiu desprestigiada.

A oposição está se unindo em torno do nome da Cleusa Silveira para disputar a Prefeitura de Guaíba nas eleições do ano que vem. Estão preparando um evento grande para o dia 20 de dezembro.

 

CMPC na Barra do Ribeiro

Tenho recebido informações de fontes da Barra do Ribeiro e de Guaíba, afirmando que a CMPC teria definido o município de Barra do Ribeiro para implantar uma nova unidade industrial do Grupo Chileno.

Questionei a CMPC sobre isso e recebi a nota que segue, publicada na íntegra.

“A CMPC informa que possui entre seus compromissos o aprimoramento contínuo de seus processos, o que inclui a realização de estudos constantes sobre suas operações e manter-se atento às oportunidades de melhoria. A empresa esclarece ainda que seu único projeto confirmado para o Brasil é o BioCMPC, que se encontra em fase de conclusão.”

Resumo da bufa: a empresa despista e não confirma os comentários eufóricos que circulam na Região sobre a construção de uma nova fábrica em Barra do Ribeiro, mas parcela significativa da população trata como certa. Vamos acompanhar.

 

Derrota do Governo na Câmara

Essa semana, uma surpresa na Câmara Municipal de Guaíba. A bancada governista, que atropela a oposição e aprova todos os projetos do Executivo, até mesmo os mais polêmicos, desta vez mudou a batida.

O projeto de lei 052/2023, do Executivo, que visava alterar a Lei 2.331/2008, atribuindo gratificação aos membros da Comissão de Licitações e Pregoeiros, foi rejeitado por maioria: oito votos contra seis. O vereador Ale Alves (PDT), que virou oposição, mais os vereadores do PL Rosalvo Duarte, Marcos SJ e Everton da Academia (quase PL) votaram contra, junto com Carla Vargas, Manoel Eletricista, Graciano Pereira e Tiago Green.

Detalhe curioso: no momento da votação, o vereador Arilene Pereira saiu do Plenário para tirar foto com admiradores.

Fontes do PL garantem que não foi recado do partido a membros do Governo, mas eu desconfio que foi recado carimbado.

 

Caldas e a Mesa Diretora

Se o vereador João Caldas (PT) jurar de pés juntos e sem figa, garantindo que não vai trocar de partido no ano que vem, deverá ser eleito presidente da Câmara Municipal de Guaíba para 2024. Parece que já jurou. Acontece que fica uma dúvida grande: como vai ser a candidatura do Caldas, considerando a extrema falta de sintonia com o presidente do PT no Município, Rudinei Fernandes? Lembrando que a Executiva Municipal, comandada por Rudinei, decidiu pela expulsão do Vereador Caldas, que acabou suspensa pela Executiva Estadual enquanto é verificada a legalidade do processo de expulsão. Está mais emaranhado do que a fiação nos postes da Aldeia.

 

Destaque para o Prometas

O planejamento do Governo Maranata, denominado de Prometas, é um dos pontos positivos da atual gestão. Foi traçado um plano com 52 metas, que são acompanhadas online por uma equipe especializada; tudo integrado.

Na segunda-feira, 4, teve a apresentação anual do Prometas em grande estilo no Auditório da Ulbra. Ver reportagem nesta edição.

 

Avaliação do Governo Maranata

Na última edição da Gazeta Centro-Sul deste ano, farei uma avaliação do Governo Maranata e Cláudia Jardim aqui na Coluna. Vou destacar os pontos positivos e os negativos da Administração Municipal, de acordo com o que tenho acompanhado.

 

Caso das Fraldas no Premem

Essa semana, questionei a secretária Municipal de Saúde, Eliane Ribeiro, sobre como está a situação do depósito de insumos da Secretaria de Saúde no Colégio Estadual Augusto Meyer, conforme noticiado pela Gazeta na edição do dia 24 de novembro. A secretária enviou a nota que segue.

“Estamos finalizando processo de locação de outro espaço. Logo teremos um espaço. Agradecemos a direção da Escola e o Governo do Estado pelo período de cedência. Foi muito importante para ajustar o nosso estoque.”

Minimizou.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 8/12/23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *