De 27 de novembro a 3 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a segunda fase da Operação Fortis Terminus, que significa Fronteira Fechada. O objetivo foi interromper a logística do crime organizado através da prisão de criminosos e da apreensão de mercadorias ilícitas trazidas dos países vizinhos para o Rio Grande do Sul.
Com base em informações de inteligência e a participação de policiais especializados no combate ao crime, a PRF realizou sete dias de operação de combate ao crime no RS. O foco foi nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina, e na divisa com Santa Catarina, mas foram realizadas abordagens também em outras regiões do Estado para interceptar mercadorias ilícitas antes delas chegarem nos grandes centros de consumo, em especial na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Operação teve um total de 23 presos em 16 ocorrências criminais, envolvendo os mais diversos crimes, em especial, tráfico de drogas, contrabando, descaminho e receptação.
Foram apreendidos quase 700 kg de drogas, mais de 20 toneladas das mais variadas mercadorias importadas ilegalmente e 20 veículos, entre roubados, clonados e utilizados para o transporte de ilícitos.
Ocorrências de Destaque
Foram apreendidos 562 kg de maconha dentro de um caminhão carregado com caixas de ovos. O motorista do veículo e um casal que viajava com o filho de 8 anos em um carro para apoiar o transporte da droga foram presos na abordagem que ocorreu no dia 2.
Um criminoso foi preso com 109 kg de cocaína em um Civic na BR-290 em Porto Alegre. A droga, avaliada em quase R$ 20 milhões, foi apreendida na abordagem ocorrida no dia 27 de novembro.
Uma carreta com mais de 15 toneladas de produtos importados ilegalmente foi apreendida na BR-290 em Alegrete. O motorista foi preso na abordagem ocorrida no dia 29 de novembro. Já no dia seguinte, na BR-472, em Itaqui, um caminhão carregado com cerca de 5 toneladas de importação ilegal foi apreendido. O motorista e outro criminoso que viajava em um carro apoiando o transporte foram presos.
Foto: Divulgação/PRF
Publicado em 08/12/23