Na terça-feira, 21 de novembro, a Polícia Civil do RS apreendeu três fuzis, sendo um AK 47, um Colt de edição limitada, duas metralhadoras, uma espingarda e seis pistolas durante a Operação Moratorium. Também foram apreendidos vários carregadores e centenas de munições de todos os calibres, inclusive de rifle e fuzil .762 e .556. Duas pessoas foram presas.
O objetivo da ação foi desarticular uma associação criminosa estabelecida na Região Metropolitana de Porto Alegre e responsabilizar criminalmente suas lideranças.
Segundo o delegado Gabriel Borges, o trabalho investigatório iniciou em decorrência da prisão de uma mulher, no início de 2023, por comercializar ilegalmente armas de fogo na cidade de Gravataí. A investigação apurou um alto comércio de armas, com venda até mesmo de armamentos de guerra. Além da prática de agiotagem a juros altíssimos, extorsão e ameaça, o grupo atuava na venda de drogas em Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral.
Acidente Fatal em Eldorado do Sul
Acidentes graves têm ocorrido com frequência nas rodovias da Região Centro-Sul do RS. Todas as semanas, há registros de colisões graves que resultam em mortes e feridos.
Na sexta-feira, 17 de novembro, por volta das 6h30, no km 127 da BR-290, em Eldorado do Sul (para quem vai no sentido interior), ocorreu uma colisão frontal entre dois veículos, uma carreta emplacada em Pelotas, que se deslocava para a Capital, e um Ford Ka emplacado em Charqueadas, que deslocava no sentido contrário. Ambos saíram da pista após a colisão.
O motorista, único ocupante do Ka, morreu no local. Ele não teve a identidade divulgada. O condutor da carreta não se feriu. Aconteceram bloqueios na rodovia devido ao trabalho da perícia e para a retirada do corpo e dos veículos.
Quadrilha de Roubo de Carga na Mira da Polícia
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de quinta-feira, 22 de novembro, uma operação policial na Região Metropolitana de Porto Alegre para combater uma quadrilha especializada em roubo de carga de cigarro. O grupo criminoso é suspeito de praticar 12 crimes desta natureza.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Os dois alvos da operação foram presos.
De acordo com as investigações, os criminosos armados rendiam os motoristas das empresas de cigarro e, mediante restrição da liberdade da vítima, a levavam para local sem muita movimentação para roubar a carga. Os indivíduos são investigados por praticarem roubos em Porto Alegre e Região Metropolitana.
Dois estabelecimentos comerciais, localizados na Capital, foram alvos dos mandados de busca e apreensão por comercializarem os produtos roubados.
Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, diretor de Investigações do Deic, apesar do decréscimo de mais de 35% nos roubos a motoristas de entrega de cigarro, esta carga segue sendo a mais roubada, de acordo com um levantamento feito pela Divisão de Inteligência e Análise Criminal.
O principal alvo da ação, com mandado de prisão, tem 40 anos e já foi preso em flagrante por roubo majorado em março de 2023 na cidade de Esteio, com uma carga de cigarro avaliada em mais de R$ 70 mil. Ele tem passagens policiais pelos crimes de homicídio doloso, roubo de carga, roubo a estabelecimento comercial, posse/porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, sequestro relâmpago, ameaça e falsa identidade. O indivíduo se encontrava em prisão domiciliar.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 24/11/23