A Gazeta Centro-Sul volta a destacar o trabalho realizado pelo Centro Integrado Amanhecer no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Guaíba. Este é um tema muito difícil, pesado e indigesto, mas é preciso trazer a público e encarar, porque as crianças e os adolescentes precisam de proteção.
No cenário do RS, Guaíba desponta com índices elevados de abusos. Ao mesmo tempo que isso choca, a iniciativa e a determinação do enfrentamento ao problema destacam que é possível reverter essa posição negativa.
Ao ler a reportagem ao lado, atente-se aos números e observe os avanços que aconteceram em um ano de trabalho. É animador constatar o quanto se avançou para proteger as crianças e os adolescentes. Um trabalho profissional, integrado, que acolhe e cuida ao mesmo tempo que responsabiliza os abusadores.
Como é importante este tipo de ação numa sociedade!
Este enfrentamento fortalece a esperança de que é possível reverter situações difíceis com profissionalismo e determinação.
Eu cumprimento publicamente toda a equipe que trabalha no Centro Integrado Amanhecer e desejo que esta ação sirva de exemplo para outras comunidades.
Clube da Riocell
Leitor ligou para a Redação da Gazeta Centro-Sul, sugerindo que o Jornal aborde sobre o Clube da Riocell. Ele disse que comprou joia do Clube e que quando as atividades foram suspensas houve um comunicado de que haveria a retomada, o que ainda não aconteceu.
O Clube da Riocell promoveu grandes eventos sociais em décadas passadas. A juventude se encontrava e se divertia lá.
Eu questionei a CMPC sobre a situação atual do Clube e a possibilidade de retorno. Essa semana, a empresa disse que estão buscando informações completas para divulgarmos aqui na Gazeta, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
Discurso e Prática
Nesta edição, a Gazeta divulga matérias sugeridas pelos leitores, o que chamamos de “Pauta do Leitor”. Entre elas, a questão da falta de conservação na margem ao lado da Estação Hidroviária. Parece uma questão de menor importância, mas não é; pelo contrário.
Se fala muito em potencial turístico em Guaíba faz algum tempo, considerando a localização da Cidade e sua história, mas, na prática, ainda temos um longo caminho a percorrer. O Editorial desta edição trata do tema. Recomendo a leitura.
Chega uma hora em que o discurso precisa se tornar realidade ou ser engavetado. Eu entendo que esta hora chegou.
Restaurante Popular
Eu defendo o Restaurante Popular, considerando que a fome não deve existir numa sociedade civilizada. Mas conheço muita gente que critica o Restaurante Popular por entender que se trata de assistencialismo raso, sem contrapartida. Este é um argumento que não dá para ignorar. Assistencialismo raso incomoda.
Então, se não podemos admitir fome numa sociedade civilizada, como eu defendo, e se o assistencialismo raso é prejudicial à sociedade, devemos encontrar uma solução. Refletindo sobre isso, neste momento em que o poder público celebra dois anos da iniciativa (ver matéria nesta edição), surge uma sugestão meio óbvia: já que a comunidade dá o alimento e oferece abrigo para quem vive em vulnerabilidade social, é justo exigir que estes beneficiados ajudem a cuidar dos espaços públicos da cidade, não como obrigação, pois isso seria ilegal, mas por acordo. Fica a sugestão para debate.
Disputa e Recado
O prefeito de Mariana Pimentel, Luiz Renato Mileski Gonczorosk, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e da Associação dos Municípios da Região Costa Doce do RS. Ele disputou com o prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira. O resultado foi apertado: 9 a 6.
Prefeitos pensam em se elegerem deputados e seguirem na carreira política. Isso passa por apoio regional, se é que me entendem.
Argentino Sem Noção
Nesta edição, a Gazeta traz matéria sobre um argentino que veio ao Brasil em viagem de férias com a família. Pelo relato da PRF, fica a impressão de que para o hermano envolvido o Brasil é a “casa da mãe joana”. Vale conferir na página de Segurança.
Concurso Público
Movimentou a Aldeia a divulgação da relação dos aprovados em concurso público que estão sendo chamados para assumirem cargos na Prefeitura de Guaíba. Muita procura pelo exemplar da Gazeta com o edital dos chamados.
Importante ressaltar que a Gazeta Centro-Sul tem contratos com a Prefeitura de Guaíba e com a Câmara Municipal para divulgar publicações legais no impresso. Estes contratos foram firmados após processos licitatórios, com ampla divulgação (pregão eletrônico) e transparência.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 12/1/24