Faltou espaço para abordar o trabalho de todas as principais pastas do Governo Maranata na semana passada. Então, sigo nesta. Antes, é preciso esclarecer que a divulgação de informações da Setudec e da Secretaria de Esporte para a Gazeta Centro-Sul foi muito fraca, quase nada.
Na Setudec, destaques positivos para o Estúdio Municipal, que abre portas para os músicos da Cidade; o primeiro edital cultural com verba municipal de literatura; o estande de autores guaibenses na Feira do Livro de Porto Alegre; e os festejos farroupilhas. Não destaco prêmios políticos, entendo que sequer deveriam existir.
Há uma questão importante a ser resolvida em relação à prestação de contas da Primeira Olifeira (2022). Estamos aguardando a devida apuração das autoridades competentes.
No Esporte, considerando o anúncio feito no início do Governo, a montanha pariu um rato até agora. De positivo, os torneios infanto-juvenis e a tentativa de resgatar o Campeonato Amador de Futebol, com árbitros celebridades nas finais.
De negativo, conflitos envolvendo as regras na categoria Veteranos no Campeonato Amador.
Em relação à divulgação da Secretaria de Esporte, se houve outras ações positivas não informaram à Gazeta. O pouco que conseguimos de informação foi na base de muita insistência.
A sede da Secretaria Municipal de Esporte fica num canto esquisito, nos fundos, embaixo da arquibancada do Ginásio Coelhão, o que revela pouca atenção da gestão à Secretaria.
Semáforos
O problema com falhas no sistema de semáforos em Guaíba foi o destaque negativo de 2023, conforme já me manifestei. Muitos transtornos e acidentes de trânsito com os equipamentos estragados há mais de um ano.
Aconteceram pelo menos três tentativas de compra dos equipamentos por meio de licitações, sem sucesso, considerando apontamentos de falhas nos editais por parte dos concorrentes.
A Gazeta Centro-Sul vem acompanhando este caso, atendendo reclamações insistentes de leitores. Essa semana, questionamos a Secretaria de Licitações sobre o andamento do novo processo licitatório para a compra dos semáforos e descobrimos que o processo segue na Secretaria de Mobilidade Urbana: sequer foi para a Licitação. É de cair os butiás dos bolsos!
Marco Py
O servidor Municipal da Prefeitura de Guaíba, Marco Py, faleceu no dia 23 de dezembro. Ele me ajudou bastante quando fui diretor Municipal de Meio Ambiente nos anos de 1993 e 94. Conhecia os problemas de Guaíba como poucos e fez a sua parte para melhorar a Cidade.
O Marco era meu amigo, daqueles rabugentos, crítico e irônico, mas gente boa. Se tem uma pessoa que lutou pela vida, foi o Marco Py.
Salário Mínimo no Brasil
O valor do salário mínimo que passou a vigorar no dia 1º de janeiro de 2024 é de R$ 1.412,00. Ver matéria nesta edição. Subiu R$ 92,00 em relação ao do ano passado. Dependendo do açougue, este aumento não dá para comprar um quilo de picanha. Não quero fazer fofoca, mas tem gente que foi enganada.
Água Preta na Margem
Frequentemente, observo a água preta na margem central de Guaíba, como se fosse óleo, mas não é. Fica um resíduo na areia. É preciso que a Secretaria de Meio Ambiente avalie isso.
Laudos na Gaveta
E por falar em meio ambiente, desde julho do ano passado venho tentando uma avaliação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaíba sobre a vistoria que a agência reguladora fez nas unidades de operação da Corsan no Município. Essa semana, passados cinco meses, voltei a questionar, e, pasmem, recebi o mesmo texto genérico que me enviaram em 19 de julho de 2023.
De acordo com informação da Prefeitura, eu iria receber a avaliação do diretor de Meio Ambiente. Adivinha? Até o fechamento desta edição, nada.
Por esta e por outras, afirmei recentemente que é a Corsan que manda em Guaíba e não a Prefeitura. Não tem mais butiás nos bolsos.
Importante ressaltar
Na Gazeta Centro-Sul e, consequentemente, nesta Coluna, a crítica é embasada em fatos e sempre abrimos para ouvir todos os lados. Isso acontece há 30 anos.
Chamados do Concurso Público
A Gazeta venceu processo licitatório para divulgar as publicações legais da Prefeitura de Guaíba. Sendo assim, publicamos os editais que convocam aprovados em concursos públicos.
Essa semana, teve um grande envolvimento de pessoas questionando o Jornal sobre a publicação do edital que está nesta edição impressa, relacionando aqueles que devem assumir seus cargos na Prefeitura.
Desejo sorte aos novos servidores municipais. E quem não foi chamado desta vez, deve continuar acompanhando; quem sabe na próxima?
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 05/1/24