Nas últimas semanas, aconteceram diversos arrombamentos e furtos em imóveis residenciais e comerciais no Centro de Guaíba.
No sábado, 16 de julho, um prédio comercial na Rua Dr. Lauro Azambuja foi invadido e a maioria das salas arrombadas, de onde foram levados bens materiais e dinheiro. O crime só foi descoberto na segunda-feira de manhã, quando as pessoas chegaram para trabalhar.
A onda de furtos gera preocupação na comunidade, principalmente em moradores do Centro, conforme alguns relatos passados à Gazeta Centro-Sul.
O que diz a Polícia
Questionada sobre os arrombamentos nos últimos dias, a delegada titular da DP local, Karoline Calegari, confirmou que houve aumento de furtos na área central da Cidade nos últimos dias, sem que houvesse um crescimento exponencial no ano. A delegada informou que uma ação conjunta entre a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão de um suspeito de praticar furtos em série. Ele foi preso pela BM no domingo, dia 17. Segundo a delegada, o homem é violento e tem diversas passagens pela Polícia por suposta participação em crimes graves. Por conta disso, foi solicitada sua prisão preventiva.
Como foi a prisão
Na manhã do domingo, 17, a Brigada Militar de Guaíba prendeu o ladrão acusado de cometer vários furtos qualificados na área central da Cidade.
De acordo com a BM, os policiais militares abordaram o indivíduo, que possui antecedentes criminais por arrombamento, roubo à residência, porte ilegal de arma de fogo e roubo qualificado. Com ele, foram apreendidos R$ 26 mil em dinheiro, além de uma carteira de habilitação falsa, um relógio, um aparelho celular e um perfume.
Foi constatado que havia em seu nome um mandado de prisão. Em contato com duas vítimas do suspeito, foram reconhecidos objetos furtados de suas residências.
Homem é preso com três espingardas e um revólver no Bairro Pedras Brancas
Policiais da DP de Guaíba, em cumprimento de ordem judicial, prenderam em flagrante, no Bairro Pedras Brancas, em Guaíba, um indivíduo na posse de três espingardas, uma delas com o cano serrado, e um revólver. Na casa do investigado também havia munição.
De acordo com a delegada Karoline Calegari, o fato chegou ao conhecimento da Polícia por meio de denúncia anônima. Ela ressaltou a importância de as pessoas confiarem nas forças de segurança pública.
Para o delegado Mário Sousa, diretor da 2 DPRM, o fato de uma das armas estar serrada aumenta o poder do armamento.
Receptação em Desmanche no Bairro Jardim dos Lagos
Na quarta-feira, 20, a Brigada Militar de Guaíba prendeu três homens pelo crime de receptação no Bairro Jardim dos Lagos, Zona Oeste de Guaíba.
A BM recebeu informações referentes ao desmanche de um caminhão, cujas peças seriam levadas num guincho para um depósito na Cidade. Guarnições da Brigada Militar se deslocaram para averiguar o local informado. Durante abordagem no caminhão guincho, onde havia três suspeitos, os PMs localizaram diversas peças automotivas, que foram reconhecidas pelo proprietário do caminhão furtado.
De acordo com a BM, os três indivíduos presos na ação possuem antecedentes criminais por adulteração de veículo automotor, receptação e furto de veículo, entre outros crimes. Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e os objetos apreendidos, assim como o caminhão guincho.
Foto: Arquivo Gazeta
Publicado em 22/7/22