Platão e a Feira do Livro de Guaíba

0
COMPARTILHAMENTOS
153
VISUALIZAÇÕES

Platão foi o verdadeiro criador da Feira do Livro de Guaíba. Explico: 1979. Tenho 19 anos e o Brasil passava por tensões políticas parecidas como as de hoje. Fui inundado por um mal-estar enorme. Precisava de alguma perspectiva de entendimento, de futuro. 1980, descubro a Escola de Filosofia Nova Acrópole, e lá sou apresentado ao livro A República, de Platão. Que beleza! Quanta sabedoria! Aliás a palavra filosofia significa amor a sabedoria. E este livro que desenvolve muito a questão da justiça e a importância das virtudes como prática de cidadania, me convenceu que atuar, agir na direção do Bem Comum era a solução que eu buscava para uma sociedade saudável e integrada. Fazer a minha parte. Servir.

Em janeiro de 1987, desfrutando de um sorvete com meus filhos em Capão da Canoa, encontro uma pequena Feira do Livro na praça. E pergunto para uma vendedora, o que era necessário para realizar uma Feira do Livro. Resposta: uma autorização/agendamento pela Câmara Rio Grandense do Livro e livreiros interessados. Nasce a motivação irreversível. Junto com a bibliotecária da Biblioteca Pública da época, Marli, conseguimos. A secretária de Educação Liana Paiva Duarte acolheu a ideia, e com seu competente time de professoras iniciou esta linda tradição na cidade de Guaíba. Na época, eu estava presidente da APMG, Associação dos Professores do Município de Guaíba, e igualmente nosso time atuou para o sucesso do evento.

Quis o destino que eu fosse de 1990 a 92, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo no Governo Solon Tavares e tivesse participado de outras Feiras do Livro. E inauguramos o Museu Carlos Nobre.

Trinta e seis anos se passaram. Obrigado Platão. E, também, agradeço ao meu pai, que dizia que em casa poderia faltar comida, mas nunca faltariam livros. Gratidão aos milhares que visitaram a Feira, adquiriram livros e se tornaram pessoas melhores. Encontro, diversão, amizade, cultura, possibilidades de superação… Tudo que estamos precisando como cidadãos que buscam a felicidade. Um enorme movimento para o Sim à Vida.

Gratidão ao secretário de Cultura Ivo Schergl e ao prefeito Marcelo Maranata, que mantêm acesa esta chama.

De 15 a 21 de maio de 2023, agende-se para vivenciar esta preciosa oportunidade de expandir sua alma. Visite a 31ª Feira do Livro de Guaíba! Abraço emocionado a todos.

PS: Oportunidade perfeita para adquirir o livro “Guaíba Outra Margem”, do Leandro André. E encantar-se ainda mais por esta querida cidade.

 

Joaquim Mello

joaquim.mello@terra.com.br

Publicado em 28/4/23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *