De vez em quando, é preciso parar e refletir sobre o rumo da nossa jornada. Se não soubermos como tratar da intensa carga de mensagens recebidas diariamente, via internet, podemos perder o rumo.
Cenas de pessoas olhando o celular na mesa durante as refeições estão banalizadas. Muitos adultos estão se tornando idiotas; crianças e adolescentes estão adoecendo, muitos estão correndo risco de se envolverem em situações graves. É preciso investigar a fundo as causas do crescimento significativo de depressão em crianças e jovens na última década.
Esta ligação excessiva com o mundo digital está gerando massas de gente doente.
Exemplos simples indicam o tamanho da imbecilidade coletiva. Nos shows, a maioria das pessoas não curte o momento presencial, pois se preocupam em gravar para postar e se exibir nas redes sociais.
Reparem na quantidade de gente que divulga vídeos ensinando como viver, comer, cozinhar e se vestir, entre outras ações. Estes dias, recebi um vídeo no qual uma senhora maquiada em excesso, usando um colarzão de bolas, ensinava como os casais devem se relacionar e fazer sexo. Bizarro.
Tem ainda a multiplicação de cursos, prometendo decolagem profissional. Como o volume de conteúdo é muito grande, fica difícil distinguir o que é sério e o que é picaretagem.
O mais grave que identifico neste contexto são as narrativas induzindo à crença de que se não surfarmos na onda estaremos fadados ao fracasso. Isso afeta adultos, imagina o que faz com crianças e jovens.
Violência nas Escolas
A causa desta onda de violência nas escolas tem muito a ver com o que escrevi acima. Há um combo tóxico na Internet atingindo em cheio as crianças e os adolescentes. Muitos pais, ocupados demais com a vida profissional, só percebem o perigo quando um fato grave acontece.
Já escrevi aqui na Coluna que as escolas não tratam do bullying como deveriam. As instituições privadas costumam passar pano, priorizando a questão financeira dos clientes. Nas escolas públicas, depende dos professores, porque não há uma orientação governamental eficaz para tratar desta questão.
A situação da violência nas escolas bateu no teto e está fazendo vítimas em série. Não dá mais para esconder ou relativizar, tratando do problema como se fossem casos pontuais. Acendeu a luz vermelha.
Ideologia nas Escolas
Entendo que defender ideologia em escola deveria dar cadeia. A escola é um local de ensino; a educação deve ser tratada em casa e complementada no colégio, com foco no respeito e não na apologia.
Ideologia é sistema de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo, fundamentando e orientando a forma de agir de uma pessoa ou de um grupo social. Sendo assim, é tema a ser tratado de forma abrangente, no momento oportuno e respeitando a faixa etária adequada.
É grande o estrago que um “fanático habilitado” pode causar na vida de uma criança, impondo a sua ideologia. Isso é mais grave que Covid.
100 Dias do Governo Lula
A nova gestão do Governo Lula/Alckmin está completando 100 dias. Uma arrancada fraca. Nem vou falar da picanha, porque são apenas cem dias. No entanto, a gasolina subiu de preço, o salário-mínimo foi reajustado em R$ 18,00; a tabela do Imposto de Renda não foi reajustada; e retornaram as invasões de terras produtivas.
O Presidente Lula anunciou publicamente que está no Governo para “ferrar” o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro, além de duvidar da investigação da Polícia Federal, que revelou um plano macabro do PCC para assassinar autoridades públicas.
A Reforma Tributária segue como uma promessa; a economia patina, aguardando um tal de arcabouço fiscal, nome bacana para o fura-teto de gastos sustentado por aumento de impostos; e a Amazônia, tão falada na campanha eleitoral, segue queimando, e muito.
De positivo, uma atenção maior aos índios, pelo menos na propaganda.
Até agora, muitas solenidades para anúncios de programas sociais, discursos infames, pacote de promessas, marketing internacional, ocupação de cargos, muitos cargos; tapinhas nas costas e nas faces, mas pouca ação. A arrancada foi fraca, vamos torcer para que o Governo transcenda o blábláblá e comece a trabalhar.
Concessão do Hospital Regional de Guaíba é considerada legal
No dia 20 de março, o Pleno do TCE julgou como legal o processo de concessão do Hospital Regional de Guaíba. Parecer do Ministério Público de Contas destacou que, após ajustar algumas questões do edital, o Governo Municipal de Guaíba agiu corretamente.
A concessão do Hospital à Associação Hospitalar Vila Nova foi considerada legal pelo TCE. Isso é fato oficial. Sobre a avaliação do atendimento hospitalar, é outra questão a ser analisada.
Tratamento de Esgoto em Guaíba
Está repercutindo forte na Cidade a reportagem da Gazeta sobre dúvidas em relação ao tratamento de esgoto em Guaíba e o valor da taxa do serviço. São questões que precisam ser avaliadas de forma técnica pelos órgãos competentes.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 7/4/23