Na quarta-feira, 4 de outubro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu quatro pessoas durante a segunda etapa da Operação Falsos Obreiros.
As investigações estão relacionadas a crimes de roubos majorados (crime com pena prevista aumentada), praticados contra empresas do segmento da construção civil, na Região Metropolitana (Porto Alegre e Canoas), em 2023. Na primeira fase da Operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisões referentes a sete crimes de roubos na Capital.
Nesta segunda fase, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, de prisão temporária e de busca e apreensão, incluindo um caminhão, utilizado em dois fatos ocorridos na Capital no mesmo canteiro de obras.
Conforme a investigação, os criminosos roubavam fios de cobre, ferramentas e materiais de construção. Segundo a Polícia, os acusados simulavam ser funcionários das obras, utilizando caminhões alugados para fretes. Eles entravam nos canteiros e, com emprego de arma de fogo, rendiam os trabalhadores do local. Alguns eram obrigados a carregar os materiais para os caminhões sob ameaças de morte e agressões.
Camaquã entre os municípios em operação contra o tráfico de drogas
Na quarta-feira, 4, a Polícia Civil desencadeou uma operação contra o tráfico de drogas e de armas de fogo no RS e SC, cumprindo 31 mandados de busca e apreensão, cinco prisões preventivas, duas prisões temporárias, sequestros de veículos e bloqueios de contas bancárias.
Pelo menos oito indivíduos foram presos, sendo cinco cautelarmente e três em flagrante. As medidas cautelares foram cumpridas em Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Novo Hamburgo, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Alvorada, Camaquã, Palhoça (SC) e Florianópolis (SC).
A Polícia constatou que os investigados se organizavam a fim de realizarem a venda, o transporte e o armazenamento de drogas e armamentos. “Laranjas” eram usados com contas bancárias para dissimular a real origem do dinheiro. Nomes não foram divulgados, devido à Lei de Abuso de Autoridade.
Foto: Divulgação/PCRS
Publicado em 06/10/23