Jogo na Escuridão

0
COMPARTILHAMENTOS
72
VISUALIZAÇÕES

O conceito formal de democracia está balançando no Brasil. A polarização na política partidária, os confrontos doentios e algumas decisões judiciais estão fragilizando sobremaneira a democracia brasileira na minha opinião.

De acordo com a definição no dicionário, democracia é o “regime que se baseia nas ideias de liberdade e de soberania popular através das quais não há desigualdades ou privilégios entre classes: a democracia, em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente”.

Agora, vamos a algumas afirmações, observando se elas estão em sintonia com o atual momento que vivemos no Brasil. Vamos lá!

Democracia é liberdade de expressão, é a possibilidade de se questionar livremente tudo que diz respeito à sociedade, incluindo sistemas, instituições, governos, autoridades e decisões dos poderes constituídos.

Democracia é imprensa livre para denunciar abusos, atuando de forma imparcial, sem patrocínio ideológico; é Justiça sem lado, respeitando o processo legal; é o Legislativo independente, que não se vende por cargos e emendas; é o Executivo que respeita o dinheiro público.

Os chefes de governos democráticos não recebem ditadores, muito menos com tapete vermelho, e não relativizam a democracia.

Na democracia, parlamentares não são cassados após serem diplomados e estarem em pleno mandato por suposições em relação a sua candidatura.

Na democracia, o Ministério Público não pede cassação da conceção de emissora de TV por divulgar opinião de seus jornalistas, pelo contrário, na democracia o Ministério Público defende a imprensa livre e respeita a Constituição, que veda a censura.

Quando a democracia é atacada ou relativizada, ela deixa de existir e tudo o que vem depois é jogo na escuridão.

 

Henrique Ott Neto

Essa semana, morreu Henrique Ott Neto, um grande advogado, que muitas vezes defendeu a Gazeta Centro-Sul, de quem me tornei amigo.

O Henrique era um profissional competente, muito respeitado no mundo do Direito. Ele se envolvia intensamente nas questões de Guaíba, defendendo o que entendia ser correto. Tinha uma personalidade forte, crítico contumaz, e muitas vezes rabugento, mas a lealdade e a firmeza na luta eram suas principais virtudes.

Em algumas tardes de conversas em seu Escritório, nas quais tentávamos consertar Guaíba e o mundo, em meio a manifestações duras e críticas ácidas, ele deixava escapar um grande coração. Se derretia ao falar das filhas e o quanto são inteligentes. Gostava de dar dicas sobre bons restaurantes.

Entre seus trabalhos sociais, destaco uma ação em que ele e o advogado Sílvio Silveira evitaram dezenas de despejos de famílias na Cohab. Este caso está registrado no meu livro Guaíba-Outra Margem.

Deixo aqui meu agradecimento e reconhecimento público pelo seu trabalho, pela parceria com a Gazeta Centro-Sul, e por sua amizade.

 

Termina a Greve dos Motoristas

Na terça-feira, 4, o Sindicato dos Rodoviários e a empresa Expresso Rio Guaíba chegaram a um acordo de reajuste salarial: 6% em duas vezes de 3% e vale-alimentação de R$ 37,00 ao dia trabalhado, recebendo nas férias também. Com isso, a greve foi encerrada, voltando a circular 100% da frota.

 

Reforma Necessária

Governadores e prefeitos de esquerda e de direita, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, se uniram contra a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.

É preciso que se faça uma reforma tributária para simplificar e desburocratizar, não para tirar recursos dos que ficam com a menor fatia do bolo.

A União não produz um prego sequer, mas fica com a maior parte da arrecadação e nós sabemos como o dinheiro é gasto. Os municípios, onde a vida acontece de verdade, ficam com a raspa do tacho. Portanto, se algo precisa ser reformado, e precisa, que se fortaleça os Estados e os municípios, não o contrário.

 

Ulbra, Nota Máxima

Importante ressaltar que a Ulbra recebeu nota máxima do MEC. Parabéns!

 

Câmeras nas Escolas

Nesta edição, a Gazeta traz uma matéria sobre o monitoramento por câmeras nas escolas da cidade de Butiá. Exemplo que poderia ser seguido em Guaíba e nos demais municípios da Região.

 

Esta Coluna é dedicada à memória de Henrique Ott Neto

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 7/7/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *