Gratidão

0
COMPARTILHAMENTOS
58
VISUALIZAÇÕES

Precisei desativar um endereço comercial, com dispensa de dois colaboradores. Quem já mudou de casa sabe o tumulto que significa uma mudança. Este tumulto se acentua, quando tem material de trabalho e papelada de 22 anos acumulado para levar para casa. É a famosa metáfora de cachorro que caiu da mudança. Um sentimento de ficar perdido. Acompanha uma certa desmoralização, fragilidade. O que três faziam, para um será mais desafiador. Até reorganizar, buscar novos colaboradores…

Aqui, entra o sentimento de gratidão pelos que passaram como colaboradores. No dia que assinei o fim do contrato com a sala, fiz questão de ligar para uma colaboradora que acompanhou a empresa por 13 anos, saindo há cinco anos por aposentadoria. E dizer como ela foi importante para a empresa. A escolhi como símbolo para representar todos que ficaram menos tempo, e merecem minha gratidão pelo que ofereceram dos seus talentos e dedicação. Fizeram a empresa seguir até aqui. E foi como abrir uma porta para um dia de sol. Trouxe um bem-estar especial dos dois lados. Espero que por vias de ressonância, minha gratidão tenha chegado a todos os outros.

Para cada acontecimento da minha vida, fico observando os ensinamentos. E neste episódio um convite a dar mais valor às tarefas aparentemente simples, que se mostram difíceis para mim, tendo que assumir sozinho. Reconhecer mais cada tarefa feita e seu executor. Me percebi falho nisto.

Nesta transição, minha companheira Patrícia está sendo uma gigante, me ajudando muito. Vai junto um reconhecimento amplo às mulheres. São muito mais pragmáticas, focadas, perseverantes. E afetuosas.

Outro item de aprendizado é estar mais disponível para aceitar mudanças, liberar apegos do hábito, da inércia, e perceber que rupturas podem ser grandes oportunidades, se assim permitirmos que sejam.

Escolhi a companhia quente da gratidão para me proteger do medo da mudança. Você lembrou de algo ou alguém para agradecer? Mesmo em silêncio? Recomendo. Uma maneira de sintonizar com o Sim a Vida.

 

Joaquim Mello

joaquim.mello@terra.com.br

Publicado em 15/7/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *