No início da noite de quarta-feira, 2 de agosto, um fio energizado se soltou da rede na Rua Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, no Centro de Guaíba (foto).
De acordo com as proprietárias de dois veículos que estavam estacionados na via, embaixo da rede, uma delas percebeu que havia um fio solto sobre o carro, o que a fez desistir de entrar e alertar a outra motorista. Diante do risco, acionaram o Corpo de Bombeiros, que foi ao local e isolou a área até a chegada de uma equipe da CEEE Equatorial para realizar o conserto.
Durante a espera dos técnicos, os bombeiros constataram que o fio estava energizado. O contato com um bastão especial gerou faíscas fortes.
Após a chegada da equipe da CEEE o problema foi resolvido e as proprietárias dos veículos conseguiram sair do local.
Até o fechamento desta edição, a causa do rompimento do fio da rede não havia sido revelada.
Alerta
Este fato serve de alerta para situações semelhantes. Ao observar fios sobre veículos ou mesmo soltos em via pública, é preciso evitar o contato, acionando o Corpo de Bombeiros, conforme foi feito neste caso.
Pastor é preso por suspeita de estupro de adolescente em Guaíba
A Delegacia de Polícia de Guaíba prendeu, no dia 27 de julho, um homem de 47 anos, suspeito de estuprar uma menina de 14 anos, em Guaíba.
De acordo com a Polícia Civil, o fato chegou ao conhecimento da DP local depois que a irmã da vítima desconfiou do suspeito enquanto ele jogava cartas com a vítima e com outras pessoas. Ela percebeu uma aproximação indevida com a vítima por parte do homem. Na ocasião, a irmã chamou a adolescente e perguntou o que estava acontecendo, momento em que a menina contou que o suspeito praticava atos de cunho sexual com ela.
Conforme relato da autoridade policial enviado à Gazeta Centro-Sul, com o aprofundamento da investigação, constatou-se que o suspeito abusava sexualmente da vítima, aproveitando-se da amizade que tinha com a família e do temor reverencial que a menina tinha pelo fato de o suspeito ser pastor da igreja que a família frequentava. Em razão disso, foi determinada pela Segunda Vara Criminal de Guaíba, em atendimento à representação da autoridade policial, a prisão preventiva do investigado.
A delegada Karoline Calegari enfatizou que, no ano de 2023, já foram presos, em Guaíba, mais criminosos sexuais contra crianças e adolescentes do que nos anos de 2019, 2020 e 2021 juntos, o que demonstra a intensificação no combate a esse tipo de crime.
A delegada reforça que é muito importante as pessoas denunciarem crimes contra crianças e adolescentes, pois muitas vezes as vítimas não percebem que estão vivendo uma situação abusiva.
Nomes não foram divulgados por questões legais.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
LINHA DIRETA: (51) 3425.9056
www.pc.rs.gov.br
WhatsApp:
(51) 98459.0259
Corpo encontrado em vala na margem da BR-290
Por volta das 13 horas de terça-feira, 1º de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada por funcionários de uma empresa que realizava obras na rodovia para que fosse verificado um corpo na margem (sentido Interior-Capital) no km 130 da BR-290, em Eldorado do Sul. No local, os policiais encontraram o corpo de um homem caído em uma valeta. Conforme documentos encontrados nas proximidades e características do corpo, ele foi preliminarmente identificado como um homem de 57 anos, natural de Rio Pardo. O homem constava nos sistemas como desaparecido desde 29 de junho de 2023, após sair de uma clínica de reabilitação. Ocorrência foi registrada na DP local. DML recolheu o cadáver. Não foi divulgada a causa da morte.
Adolescente vítima de maus-tratos é resgatada em Sertão Santana
A Polícia Civil de Guaíba foi acionada pela rede de proteção do Município para buscar adolescente residente em Guaíba, que estaria em Sertão Santana, pedindo ajuda para voltar para a casa. A informação foi passada à Gazeta no dia 27 de julho.
Pelo teor da mensagem encaminhada pela vítima a um profissional da rede de proteção, ficou claro que a adolescente estava fazendo um pedido velado de ajuda. Sendo assim, uma equipe de policiais foi buscá-la, junto com profissional da rede de proteção do Município.
Conforme relato policial, chegando ao local, verificou-se que a menina estava na casa de seu pai biológico, residindo com familiares de sua madrasta. O pai havia ido embora.
Trazida para Guaíba, a vítima relatou que havia ido ao encontro de seu pai, em Sertão Santana, onde havia sofrido uma série de violências por parte das pessoas que moravam na residência e de outras que frequentavam a casa. Entre as agressões narradas, a menina contou que um indivíduo que frequentava a residência lhe apontou uma arma de fogo. Os policiais foram verificar a situação e localizaram uma espingarda com o agressor. Ele foi preso em flagrante por posse de uma espingarda. Os demais agressores foram identificados e estão sendo investigados.
Segundo a Polícia, a vítima foi encaminhada a local seguro pela rede de proteção.
A delegada Karoline Calegari alerta para que as pessoas que tenham conhecimento de qualquer crime contra crianças e adolescentes devem procurar as autoridades, sendo garantido o anonimato.