Existe Vida Presencial

0
COMPARTILHAMENTOS
17
VISUALIZAÇÕES

A sociedade digital tornou-se julgadora e rasa. Atualmente, quase todos julgam todos e tudo. O sujeito lê uma frase na internet e se sente especialista, emite opinião como um doutor no assunto e julga salivando. Não importa se a notícia é falsa ou verdadeira. É claro que isso gera uma onda de doidos trocando ofensas nas redes sociais.

Esta onda de julgamentos levianos e ofensas profundas se revela num mar de vidas vazias em bolhas distintas. Triste, isso. Neste contexto de abespinhados viciados em telas, há um desespero por likes e seguidores, que podem ser comprados no cartão de crédito em parcelas; sim, há comércio de lotes de seguidores.

Esse estilo de vida tóxico tornou-se de massa e começa cada vez mais cedo. Crianças ganham tablets e celulares para não incomodarem os pais, que precisam de tempo para postar e postar e postar na espera de curtidas. Agora, ganha força a Inteligência Artificial, que pinta e borda no palco da ilusão.

Uma coisa é aproveitar a agilidade e as facilidades do mundo digital, outra coisa bem diferente é viver no mundo digital, controlado por meia dúzia de gigantes da tecnologia. Vida de gado robô.

Se algum jovem chegou até aqui, o que duvido muito, certamente está julgando este texto como papo de velho analógico. Acertou. Ajustando, papo de gente antiga, que teve a chance de viver e priorizar a vida presencial.

 

Governo do RS

Por conta do meu trabalho, eu observo a política partidária e acompanho as suas curvas. Nesta estrada, percebo um conceito maquiado de que o Governo do RS é bom, que o governador Eduardo Leite está fazendo boa gestão. Só que não.

Tirando os avanços na área da Segurança Pública, que reconheço, a administração do Estado é uma espécie de sanguessuga, focada no aumento de impostos e na taxação. Aposentados passaram a pagar a previdência do IPE e isso foi aprovado pela Assembleia Legislativa. O IPE Saúde é um saco sem fundo. A Rede Estadual de Ensino rivaliza em ineficiência com a CEEE Equatorial.

A última proposta do Governo Leite é de aumentar o ICMS de produtos da cesta básica. Não sei se passa, considerando que a Assembleia Legislativa está dominada pela distribuição de cargos no Governo.

O governador no modo “bom moço” leva quase todo mundo na conversa, com discursos “pra-frentex”. Além de colocar a Assembleia no bolso, investe alto em publicidade na grande mídia, que passa pano nas novas façanhas arrecadadoras.

 

Obras Mal-acabadas

Quem acompanha esta coluna sabe o quanto eu bato na questão das obras públicas mal-acabadas em Guaíba. Trata-se de um defeito cultural que atravessa governos.

Nesta edição, mais um caso absurdo (ver o quadro Reclamações). Na ânsia de pavimentar as ruas com asfalto, a Prefeitura não faz o devido acabamento, colocando o meio-fio antes, deixando uma valeta profunda entre a rua e a calçada.

Uma ação positiva como esta de pavimentação das ruas da Aldeia, que tanto reconhecemos e destacamos, perde força com a negligência. Ruim, isso.

 

Oposição, Governo e Jornal

No jornalismo original, que não tem lado (coisa rara no mundo polarizado), se vive o drama da bordoada. A oposição aumenta os problemas, enquanto o governo minimiza e até nega os problemas.

Aqui na Gazeta Centro-Sul, buscamos esclarecer com imparcialidade os fatos que chegam, o que é uma obrigação. Checamos as informações e divulgamos os fatos, gerando estertor nas bolhas.

Resumo da bufa: quer informação vem pra cá; quer lambança vai pra lá.

 

Dia Mundial da Água

Nesta sexta-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água. Data para refletirmos sobre o abastecimento à população e o uso deste bem vital.

Por incrível que pareça, ainda tem gente que lava a calçada e o pátio com mangueira. É de cair os butiás dos bolsos.

 

Prédio Abandonado

Em relação à matéria publicada nesta edição da Gazeta, sobre um imóvel abandonado onde deverá ser instalada uma Escola Municipal de Educação Infantil, no Bairro Florida, Zona Sul de Guaíba, a realidade até a denúncia vir a público não encontrava qualquer respaldo na fala da secretária.

 

Delegacia de Pronto Atendimento

Conforme matéria publicada nesta edição da Gazeta, foi inaugurada uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento na Aldeia. Um avanço significativo para a Segurança Pública em Guaíba e Região.

 

Leandro André

Publicado em 22/3/24

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *