O vereador Manoel Eletricista convocou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ivan Barcellos, para prestar esclarecimentos sobre o trabalho da Secretaria. Ver matéria nesta edição. Trata-se de uma das mais importantes pastas do Governo, porque cuida das questões que fazem a cidade funcionar: pavimentação das ruas e avenidas, iluminação pública, limpeza, coleta e descarte de lixo, drenagem e semáforos, entre outras.
O secretário levou torcida e apresentou um relatório cheio de números, com ações realizadas, e respondeu perguntas dos vereadores. Os números não traduzem a realidade da Aldeia. Ficou a impressão de estar consertando o mundo a marteladas.
O secretário reconheceu que a equipe é pequena, mas valorizou o grupo de assessores, que pareceu fechado com ele na plateia.
O Ivan é bronco, não usa palavras no plural, mas é trabalhador. Acorda cedo e sai apagando incêndio sem hora para parar, tipo um Selito; percebe-se que quer deixar a sua marca. Prometeu bastante coisa. Vamos acompanhar para ver o que vai conseguir cumprir.
A seguir, vamos aos destaques da atuação dos vereadores, cuja principal função é justamente fiscalizar o trabalho do Governo.
Cobrança do Vereador Alex
O líder do Governo na Câmara, vereador Alex Medeiros, começou sua fala pianinho, citou o número de um telefone celular e questionou se era do secretário. Após a confirmação, o Vereador Alex subiu o tom e cobrou atenção. “Liguei e enviei mensagens e o senhor nunca respondeu”. E completou a crítica ressaltando que o secretário tem que atender a todos, sem privilégios. Climão fogo amigo.
Estardalhaço para a Torcida
O vereador Ale Alves manteve a performance do estardalhaço. Disse que a cidade está um caos, praças e canteiros sem capina e com muitos buracos. Apesar de ser do PDT, mesmo partido do prefeito, chamou o Maranata de incompetente. Bateu forte e gritou com o presidente da Casa, o Florindo, cobrando organização na inscrição das perguntas. Os clientes do Supermercado Paulinho escutaram a gritaria.
Após a apresentação do secretário, quando eu o questionava sobre o abastecimento de água no Logradouro, eis que surge o Vereador Ale, com jeito de beato, para cumprimentar o Ivan Barcellos. Depois de criticar em volume máximo, fora dos holofotes observou em volume mínimo que não era nada pessoal.
O Vereador Ale pode até ter razão em alguns questionamentos e observações que faz, mas perde a credibilidade como parlamentar quando faz estardalhaço, jogando para a torcida.
A Crítica Infeliz
Os vereadores de oposição bateram forte na questão dos bueiros entupidos, considerando os estragos da última chuvarada. No final das manifestações, o vereador João Collares ironizou, dizendo que já tinha visto vereador fiscal de um monte de coisas, mas nunca tinha visto fiscal de bueiros. Crítica duplamente infeliz, a do Vereador Collares. Primeiro, porque é função dos vereadores fiscalizarem todas as ações do Executivo; segundo, porque bueiros entupidos geram problemas graves, tendo em vista que provocam alagamentos e até invasão de água nas casas das pessoas, o que é uma tragédia.
Telefone Funcional
Existe uma lei municipal em Guaíba que determina que os secretários tenham telefones funcionais, com números de conhecimento público. No entanto, esta lei não está sendo cumprida. Os secretários usam seus telefones particulares e os números não são públicos.
Para que serve uma lei que não é cumprida e ninguém cobra o seu cumprimento?
Novas Secretárias
Deisi Maranata assumiu a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Família e Direitos Humanos; Vanessa Kologeski assumiu a Secretaria de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente. A solenidade de posse aconteceu no Auditório da SME, para escapar da manifestação dos professores em frente à Prefeitura; o espaço ficou pequeno para tanta gente.
Quando se conhece as estatísticas de violência doméstica e de abusos contra as crianças entendemos a importância de um trabalho focado no combate a estes crimes.
A Secretária Vanessa, que já atuou na Diretoria da Habitação, prometeu sair a campo para conhecer os problemas de perto e trabalhar para resolvê-los. Vamos acompanhar.
Reajuste Salarial na Prefeitura
Pelo que apurei, a proposta de reajuste do Governo Municipal será bem menor do que o esperado pelos professores e servidores. O prefeito jura, de pés juntos e sem figa, que se atender as reivindicações do magistério a Prefeitura quebra.
Não sei como os professores vão reagir depois de receberem a proposta do Governo. É importante reivindicar direitos e manter a mobilização, mas há um abismo entre adotar esta estratégia e tomar decisões no embalo da emoção.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 10/3/23