O papel do sindicato é lutar pela categoria que representa. Em relação aos professores municipais de Guaíba, estão certos ao exigirem seus direitos. Na verdade, todos os trabalhadores estão certos ao exigirem os seus direitos.
Aos gestores cabe cumprir a legislação; havendo falhas, então que sejam corrigidas. Aos políticos, antes de fazerem promessas quando estão na oposição, devem avaliar se poderão cumpri-las caso venham a ser governo, pois o tempo passa, o mundo gira e a cobrança vem. É o que está acontecendo em Guaíba em relação ao Piso Nacional do Magistério vinculado ao Plano de Carreira.
As Reações
O Governo de Guaíba reagiu à greve parcial dos professores antes da apresentação da proposta oficial de reajuste e peitou a categoria, anunciando penalidades aos grevistas. Preteou o olho da gateada.
Outra questão que precisa ser considerada neste alvoroço é a reação da sociedade. Como a população vai se posicionar diante de uma greve neste pós-pandemia cheio de cicatrizes?
O Prédio do Legislativo
Essa semana, o diretor da Câmara Municipal de Guaíba, Fabio Araujo, me mostrou a obra de restauração do prédio que está em andamento. Trata-se de uma reforma abrangente, em todas as dependências, tanto na parte de alvenaria quanto nas instalações elétricas e hidráulicas. Uma obra bem diferente dos remendos anteriores.
Espera-se que o trabalho seja bem-feito, sem a necessidades de novos reparos logo ali. Todos os anos têm obras no prédio da Câmara.
Pelo que percebi, até o final deste semestre a Câmara de Vereadores de Guaíba terá a sua sede de acordo com a relevância do Poder Legislativo. O presidente, vereador Florindo dos Santos, informou que, em breve, o acesso ao prédio será pela porta principal também durante sessões e solenidades.
No período das obras, a presença de público nas sessões está vetada devido ao risco de acidentes.
Contra os Pedágios
Segue a luta na Região contra a instalação de praças de pedágio, principalmente dividindo municípios, e entre Guaíba e Porto Alegre. Ver matéria nesta edição.
Além dos postos de cobrança, a atenção deve se voltar aos valores a serem cobrados. Em Santa Catarina, por exemplo, as tarifas são bem menores do que as praticadas no Rio Grande do Sul, o que não tem explicação lógica.
Vamos nos manter unidos e vigilantes, porque, se cochilarmos, logo seremos surpreendidos por um pedágio, ali em Eldorado do Sul, cobrando R$ 12,00. Ou, então, uma praça de cobrança entre o Centro de Guaíba e o Bairro Pedras Brancas. Já vimos este filme B de terror.
O Combo do Tormento
Analfabeto funcional é a pessoa que lê um texto e não compreende o que leu, fazendo interpretações absurdas. Neste contexto, ainda tem o crítico fanático impulsivo e o especialista ignorante. Os três tipos costumam despejar desaforos, ofendem com facilidade, chamando todos de vendidos e ladrões, medindo os outros pela sua régua sem se darem conta disso. O especialista ignorante lê uma frase sobre determinado assunto e dá aula a respeito do tema.
Este combo do tormento está cada vez mais presente nas diversas plataformas digitais. É de cair os butiás dos bolsos.
Bullying nas Escolas
O “Março Laranja” visa promover a conscientização sobre a importância de combater o bullying nas escolas. Entendo que este é um tema que precisa ser melhor trabalhado nas escolas, porque o problema transcende a zombaria. Em muitas instituições de ensino, tapam o sol com a peneira, o que é grave, pois além de não resolverem o problema ainda podem agravá-lo. Fica o alerta neste início de ano letivo.
Integração das Polícias
Importante a integração da Polícia Civil, Brigada Militar e PRF no combate à criminalidade. Sempre entendi que, se o crime é organizado, a luta contra o crime também tem que ser organizada. Neste caso, a vantagem é das forças de segurança e da sociedade.
E por falar em Polícia, destaque positivo para os PMs de Guaíba, que em poucas semanas salvaram dois bebês que poderiam morrer engasgados não fossem as ações precisas dos soldados.
Estamos no Instagram
Essa semana, a Gazeta Centro-Sul iniciou seu perfil no Instagram. Destaques curtos com a nossa marca. Vai lá e nos segue! @gazetacentrosul
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 03/3/23