Bom Exemplo na Escola Ruy Coelho

0
COMPARTILHAMENTOS
68
VISUALIZAÇÕES

A Gazeta Centro-Sul apresenta uma reportagem especial sobre o turno integral na Escola Estadual Dr. Ruy Coelho Gonçalves em Guaíba. Vale conferir.

Estive na Escola na semana passada para fazer a reportagem e fiquei entusiasmado com o que vi. Professores comprometidos, Direção focada e estudantes dedicados, educados e participativos. Um espaço acolhedor, com salas especiais para práticas artísticas e culturais.

Coisa boa destacar exemplos positivos em meio a tanta tonteira e destaques de fracassos e fúrias nas redes sociais.

Parabéns à comunidade escolar da Escola Ruy Coelho Gonçalves. Que trabalho bacana!

 

Empresas podem ajudar

A diretora da Escola Ruy Coelho, Carmen de Vargas, me disse que o maior obstáculo para manter os alunos no turno integral é a questão financeira das famílias. Muitos jovens são obrigados a trabalhar para ajudar no sustento da casa; com isso, abandonam o turno integral.

O Governo anunciou bolsas de apoio para os estudantes, mas ainda não chegaram. A diretora ressaltou que as bolsas ou cestas básicas doadas por empresas ajudariam muito a manter os alunos na Escola em turno integral. Então, fica a sugestão para as empresas.

 

Fixação no Bolsonaro

Estive observando as narrativas da esquerda brasileira e cheguei à conclusão de que há uma fixação doentia no Bolsonaro. Estão no Governo Federal desde janeiro, mas vivem olhando o retrovisor e relacionando todos os problemas do País ao Bolsonaro.

Enquanto inflação, desemprego, desmatamento na Amazônia e violência aumentam no Brasil, o Lula não para de dizer bobagens mundo afora, se achando um estadista global, querendo consertar o mundo a marteladas, enquanto a Janja se esbalda em compras caras. Gosta duma grife que se lambe, a primeira-dama dos pobres.

Já passou da hora de esquecer o Bolsonaro e governar pra valer antes que o Brasil se transforme numa Argentina.

 

A Grande Delegacia

Opinar sobre o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) se tornou perigoso nesta democracia postiça em que estamos nos metendo. A coisa está tão estranha que o STF parece ter se transformado numa grande delegacia para investigar vândalos e cartão de vacinação. Detalhe: o STF foi criado para resguardar a Constituição.

 

A Capivara Filó

De repente, o assunto de destaque nas redes sociais é o destino da Capivara Filó e a maldade das pessoas que denunciaram seu cuidador. Parece até que faltam temas importantes para se debater no Brasil. Que Deus nos ajude.

 

Região Isolada

Tanto se falou na questão de existir apenas uma via de acesso à Zona Sul de Guaíba e o risco que isso significa, que, na terça-feira, 2 de maio, por volta do meio-dia, tivemos uma mostra deste problema. Ver matéria nesta edição. Acendeu a luz amarela.

 

Perícias Médicas de Servidores

O Sindicato dos Servidores Municipais de Guaíba questiona a contratação de uma empresa do Estado do Tocantins pela Prefeitura de Guaíba para fazer perícias médicas. O Sindicato alega que há servidores esperando por perícia há meses sem receberem o vale-alimentação.

Questionei a Prefeitura sobre isso. A Secretaria de Administração ficou de apurar o devido cumprimento do contrato, alegando que não houve qualquer pagamento ainda. No entanto, afirmou que servidores afastados com atestado médico não recebem vale-alimentação a partir do 16º dia de afastamento, independentemente de perícia. Sobre este regramento, também ficaram de conferir. Na próxima semana, voltaremos ao tema.

 

Os 10 Mais de Guaíba

Bem bacana o envolvimento das pessoas que curtem Guaíba e votaram para eleger os 10 lugares mais bonitos da Cidade. Importante ressaltar que curtir a sua comunidade não significa achar que tudo está bom e que apoia o governo do momento. Nada disso. Valorizar as coisas da Aldeia é importante para o seu desenvolvimento.

Na próxima edição, vamos começar a divulgar (na ordem decrescente) os dez lugares mais bonitos de Guaíba eleitos por um grupo expressivo de leitores e pela equipe da Gazeta Centro-Sul.

 

PL das Fake News

Não se discute a necessidade de regulamentar a Internet, considerando as barbaridades que circulam na grande rede. No entanto, isso tem de ser feito com muito debate e transparência para não se transformar em censura. Ditaduras não se sustentam sem censura e santinhos do pau oco também não.

 

Para pensar

As pessoas antecipam o sofrimento, mas não a felicidade.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 05/5/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *