Durante a amamentação, o filhote recebe todos os nutrientes necessários para essa fase da vida. É muito importante não estressar a mãe, já que ela tende a ser mais agressiva para proteger sua ninhada.
Escolha um local calmo e silencioso para que a amamentação ocorra tranquilamente. Essa fase dura em média 30 dias, que é quando começam a surgir os primeiros dentinhos e eles já se interessam por explorar o ambiente. Nessa fase, também começa o interesse pela água e por alimentos mais sólidos.
No desmame, que ocorre entre três e seis semanas de vida, é preciso prudência. Não é aconselhável dar ração de adultos para filhotes, visto que eles não receberão os nutrientes adequados para essa fase. O alimento sólido deve ser oferecido aos poucos, desde que seja específico para filhotes.
Nunca ofereça o leite de vaca, pois os cãezinhos não contam com uma enzima que consegue digerir bem esse alimento e, certamente, apresentarão sintomas como diarreia, cólicas ou flatulência.
O animal vai deixando de mamar naturalmente, até parar por completo. Nesse meio tempo, você poderá entrar com a ração semiúmida até começar a oferecer somente a seca. O período ideal para começar a dar ração seca para os filhotes é após os três meses de vida, momento em que já estão com seus dentes mais firmes e fortes.
Eles gastam muita energia, por isso precisam, além de dormir bastante, consumir diariamente entre 20% e 30% de proteínas para ficarem bem nutridos. As porções diárias recomendadas por peso são informadas nas embalagens dos produtos. No entanto, é interessante que durante as consultas ao veterinário, o profissional faça a sua recomendação. No geral, os filhotes devem comer em porções pequenas. O recomendável é de duas a três vezes ao dia.
Um cão se torna adulto em média com 12 meses. No entanto, esse tempo pode variar. Em raças pequenas, entre os 9 meses e um ano de idade; nas médias, entre um ano e um ano e meio; já nas raças grandes, em média aos dois anos.