PTB e MDB, principais partidos do governo passado em Guaíba, estão aderindo à atual gestão. Divergências, críticas e até insultos vão ficando no passado. Neste ano, vereadores e assessores dos dois partidos começaram a migrar para o Governo Maranata. A adesão segue.
Vinícius Polanczyk (ex-PTB), que estava no cargo de secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, em Guaíba, assumiu como secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda do RS no dia 1º de agosto. Em seu lugar, na Secretaria Municipal de Administração, assumiu o vereador Juliano Ferreira (PTB). Sua cadeira na Câmara passou a ser ocupada pelo suplente Éverton da Academia (PTB).
Adesões de adversários são comuns na política partidária brasileira. Um dia é dedo no olho, no outro é abraço apertado. Por isso sempre alerto para que as pessoas não briguem com amigos e parentes por causa de política. O Tio Gilvan e a Tia Alaíde não se falam, lá atrás brigaram feio defendendo políticos que eram “inimigos” por décadas no cenário nacional, e que hoje estão bem juntinhos.
Atenção Leitores
Estamos ingressando no período de campanha eleitoral, cuja legislação impede algumas abordagens políticas. Sempre achei errado controle de opinião, mas se a lei está errada o caminho é aperfeiçoá-la e não desrespeitá-la. Faço esta observação para esclarecer eventual posicionamento superficial em relação a nossa política em âmbito nacional e estadual.
O cenário está posto, os(as) candidatos(as) estão definidos(as), suas trajetórias são bastante conhecidas. Cabe a nós, eleitores, avaliarmos as propostas para fazermos as melhores escolhas possíveis. Sugiro a leitura do Editorial da Gazeta desta edição.
Comunicação da Câmara
Fabrício Carvalho deixou a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Guaíba para assumir cargo na Procuradoria Geral do Município. Na Comunicação do Legislativo, assume Alessandra Prestes de Oliveira. Apesar de não ser jornalista, Fabrício realizou um trabalho muito bom na Câmara Municipal.
Ginásio perdido na Cohab?
Havia previsão da construção de dois ginásios de esportes (um na Vila Iolanda e um na Cohab), cujos projetos foram iniciados na gestão anterior.
Na semana passada, questionei a Prefeitura sobre o andamento dos processos de construção dos mesmos e recebi a nota que segue.
“A gestão está concentrando todos os esforços para a conclusão do Ginásio da Vila Iolanda. Enfrentamos fortes reajustes no valor dos materiais nesta obra, uma vez que esta iniciou em meio a pandemia. Após a conclusão, o próximo passo será focado na viabilidade da obra do Ginásio da Cohab.”
De acordo com alerta do vereador Tiago Green, não haverá prazo legal para construir o ginásio na Cohab e a Prefeitura deverá perder a verba reservada.
Prefeitura e Corsan
É preciso respeitar o serviço que a Corsan presta à sociedade, fornecendo água potável. Dito isso, volto a criticar o relacionamento entre a Prefeitura de Guaíba e a Corsan. Tem falha importante aí. Vamos lá.
Nesta edição, a Gazeta traz um caso absurdo em que os restos da limpeza do tanque de tratamento de água da Corsan são descartados diretamente no Lago Guaíba, sem qualquer tratamento. E o pior, muitas vezes transborda na garagem de um morador e escorre pela rua. Confira a matéria.
Outro ponto que temos contestado aqui na Gazeta se refere às obras de instalação do sistema de tratamento de esgoto na Cidade. É o quadro da dor. Obras mal-acabadas por todos os lados, deixando as ruas piores do que estavam. A Prefeitura promete fiscalizar, ajustou o cronograma de obras para que só abram novas valas depois de fecharem as existentes. Foi um passo importante, mas a conclusão das intervenções é uma desgraça.
Essa semana, fui atalhar pela Rua Gabriel Fortuna, no Centro, e foi dramático, um caminho destruidor de suspensão de veículos e algoz de pescoço. A Rua Inácio de Quadros é um monumento à trepidação. Sem contar que sempre tem uma água escorrendo, do tipo obra sem fim. São muitos exemplos de bagunça viária.
O Governo Municipal precisa ter uma conversa séria com a diretoria da Corsan, com a participação do Ministério Público e dos vereadores. Antes, sugiro que percorram de van as vias onde aconteceram intervenções.
Lama transbordando na garagem de morador, escorrendo pela rua, e vias degradadas pelo relaxamento de obras é cenário de “Casa da Mãe Joana”. Isso tem que terminar.
Oito Vezes
Em matéria de Polícia nesta edição da Gazeta, um caso que gera revolta. Indivíduo foi flagrado transportando mais de setecentas aves silvestres no porta-malas do carro. Detalhe: o sujeito já foi flagrado oito vezes cometendo o mesmo delito. Oito vezes! E segue fazendo a mesma coisa. É de cair os butiás dos bolsos!
Resposta da Metroplan
Abrimos espaço para a Metroplan se manifestar sobre o reajuste da tarifa do catamarã, que a Agergs considera ilegal (sem homologação), conforme noticiamos na Coluna da semana passada, com forte repercussão. Na próxima edição, vamos conferir a resposta.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 05/8/22