A Gazeta Centro-Sul valoriza projetos voltados ao esporte, considerando a sua importância no contexto social, tanto para a saúde física quanto mental.
Na semana passada, o destaque foi para a Copa Amovijar, que promete a integração infanto-juvenil de diferentes bairros de Guaíba por meio do Futebol Sete Sub 13. Nesta edição, o Jornal traz matéria sobre a reinauguração do Ginásio Municipal Coelhão, evidenciando as melhorias realizadas. A programação do final de semana ilustra a relevância e a diversidade das atividades naquele espaço público construído nos anos de 1970 e que foi totalmente reformado.
O esporte tem a capacidade de educar, promovendo cidadania, respeito ao próximo, espírito de grupo, solidariedade e saúde. O esporte pode salvar jovens de escolhas erradas, direcionando-os para o caminho do bem, da saúde e da inclusão social. A prática esportiva pode ajudar, também, o pessoal da terceira idade, proporcionando integração e atividade física, uma combinação que pode impulsionar a saúde de uma faixa etária com muitas experiências para dividir.
Diante do potencial positivo que a prática esportiva proporciona, em todas as faixas etárias, os gestores públicos deveriam olhar para o segmento como prioridade, conforme acontece na maioria dos países desenvolvidos.
O Ginásio Coelhão reformado proporciona espaço qualificado para desenvolver projetos com infraestrutura adequada. Além disso, sinaliza atenção aos segmentos do esporte e do lazer.
Espera-se que o desporto seja cada vez mais valorizado, com disponibilidade de infraestrutura de qualidade e profissionais habilitados na prestação deste relevante serviço público.
Publicado em 15/3/24