A Gazeta Centro-Sul traz, nesta edição, os resultados do Censo de 2022, que foram divulgados na quarta-feira, dia 28 de junho. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverão contribuir para a construção de políticas públicas em benefício da sociedade.
A reportagem traz números da população do País, com dados regionais, do Rio Grande do Sul, da Capital Gaúcha, de Guaíba e de mais nove municípios da Região Centro-Sul do Estado.
A população do País chegou a 203 milhões de pessoas em 2022, com aumento de 6,5% em comparação ao Censo realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de habitantes num período de 12 anos.
O levantamento traz uma série de informações em relação à população, como taxa de crescimento anual, número de habitantes por região, bem como a distribuição em relação ao tamanho das cidades. Neste contexto, uma informação relevante indica que a taxa de crescimento anual da população é a menor desde o primeiro Censo do Brasil, em 1872. Estes dados, somados aos do crescimento por faixa etária, são importantes para planejar os serviços públicos e os empreendimentos privados nos próximos anos.
Em 2022, as concentrações urbanas abrigavam 61% da população do País, revelando a necessidade de repensar as estruturas das cidades, começando pelos sistemas de transporte público.
Trazendo os dados para a Região Centro-Sul do Estado, houve uma redução da população de Guaíba, maior município da Região, em relação às estimativas que vinham sendo divulgadas. Percebe-se um contraste entre os números do Censo de 2022 com o cotidiano da Cidade, indicando a necessidade de se aprofundar estudos sobre o desenvolvimento local.
Os dados do Censo estão à disposição para serem analisados e confrontados com a realidade, visando ajustar planejamentos de gestões públicas.
Publicado em 30/6/23