Gatos e cães, em seus diferentes portes, fases de vida e condições de saúde, precisam de uma alimentação específica. Quando escolhido corretamente após a avaliação de um(a) médico(a) veterinário(a), o alimento contribui não apenas para o melhor desenvolvimento do pet, mas também atua como suporte no tratamento de doenças diagnosticadas pelo profissional como, por exemplo, doenças renais, urinárias, dermatológicas e obesidade, entre outras.
De acordo com Priscila Rizelo, médica veterinária da Royal Canin Brasil, os alimentos coadjuvantes também conhecidos como alimentos da linha veterinária são capazes de atender as necessidades nutricionais de gatos e cães e, são considerados a peça-chave no suporte ao tratamento de muitas doenças, quando associados ao tratamento prescrito pelo(a) veterinário(a).
“Um exemplo são os casos de doença renal crônica, onde já foi comprovado cientificamente que a nutrição adequada influencia na qualidade de vida e na expectativa de vida, auxiliando em sua recuperação. Quando identificado um problema de saúde no pet, ajustar a alimentação para um produto específico, conforme a sua condição, tem impacto direto no manejo das doenças, já que a nutrição possui papel fundamental para o sucesso do tratamento”, explica Priscila.
É recomendado que os tutores estejam atentos aos sinais de perda da função renal, como: diminuição do apetite, perda de peso, menor energia e vitalidade, além de maior ingestão de água e volume de urina. Nestes casos, deve-se e procurar um(a) médico(a) veterinário(a) imediatamente para identificar a melhor alternativa de tratamento para o pet.