O vereador Alex Medeiros, de Guaíba, fez contato com a Gazeta Centro-Sul, na manhã de quarta-feira, 26, para comunicar que uma comitiva de lideranças de Guaíba e Região estava em Brasília para tratar da questão dos pedágios a serem instalados nas BRs 116 e 290, dentro de um plano de concessões elaborado pela ANTT. Ao sair da reunião com Paulo Pimenta (foto), da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Vereador Alex informou que recém recebera a promessa do Governo Federal de suspensão do processo de concessão de estradas federais na Região com instalação de praças de pedágio, visando rever o projeto. A comitiva se reuniu, também, com o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho.
Integraram a comitiva vice-prefeitos, vereadores e presidente da Acevergs. Por Guaíba, estavam os vereadores Alex Medeiros, João Caldas, Miguel Crizel e Florindo Rodrigues, além do secretário de Governo Ernani Chacrinha.
Audiência Pública
Na noite de quinta-feira, 27 de abril, foi realizada uma audiência pública, no Auditório da Prefeitura de Eldorado do Sul, para debater com as comunidades que poderão ser atingidas pela instalação de praças de pedágio nas BRs 116 e 290. O evento foi promovido pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do RS que trata do tema.
Os municípios envolvidos são Guaíba, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Jerônimo, Butiá, Barra do Ribeiro, Tapes e Camaquã.
O objetivo da audiência pública foi debater o modelo de concessão e, ainda, o impacto dos pedágios nas comunidades em que poderão ser fixados.
Para o deputado Luiz Marenco, é preciso considerar possíveis impactos negativos na economia local, especialmente para as empresas que dependem do transporte rodoviário, e para outros tantos pequenos negócios que podem ter que lidar com uma redução no fluxo de clientes que preferem evitar a taxa adicional, ocasionando uma queda no desenvolvimento econômico da área.
“O projeto esboçado e apresentado pela ANTT para Eldorado do Sul, por exemplo, praticamente sufoca o Município, onde está prevista a instalação de três pontos de cobrança. Empresas lá instaladas já estão cogitando mudar de localidade, caso se confirme esta configuração de concessão. Estamos falando de milhares de empregos não só em Eldorado, mas em diversos municípios da Região”, destacou Marenco.
“O projeto de concessões, como um todo, prevê treze novos pontos de cobrança. Estamos falando de algo que afetará milhares de pessoas por trinta anos. Por isso, vamos percorrer as cidades diretamente atingidas e ouvir da população local e de seus representantes as suas considerações para, posteriormente, encaminhá-las, por meio de um relatório oficial, aos órgãos competentes”, reforçou o deputado Luiz Marenco.
Conforme projeto original da ANTT, no primeiro trimestre de 2025, o contrato com o vencedor do certame licitatório deverá ser assinado.
Foto: Divulgação
Publicado em 28/4/23