A Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Territorial de Guaíba, juntamente com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), realizou uma operação de busca e apreensão de aves silvestres mantidas de forma ilegal no Bairro Logradouro, no Interior de Guaíba.
Durante a operação desencadeada através de uma denúncia, o Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Guaíba foi até o local indicado, na terça-feira, 25 de abril, e constatou a existência de aves sem o devido licenciamento ambiental. Com isso, foram apreendidas duas araras, sendo uma Canindé e uma Híbrida, além de dois Coleiros da Terra e um Azulão.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. Após serem devidamente avaliados por biólogos e veterinários, o destino pode ser um mantenedor licenciado ou soltos em seu habitat natural.
A Patram fez o registro, envolvendo os responsáveis pelas aves, por meio de um termo circunstanciado.
A ação da Secretaria de Meio Ambiente, além da Brigada Militar, contou com o apoio da Secretaria de Bem-estar Animal, do Setor de Fiscalização de Posturas e Fiscalização Ambiental, e do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.
O Governo Municipal alerta: quem possui um animal ilegal pode entregá-lo voluntariamente para a Prefeitura, desde que seja feito antes da denúncia.
Para denúncias, telefone: (51) 3480.7070.
Combate à caça e à comercialização de animais silvestres em Eldorado do Sul
A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), deflagrou, na manhã de quarta-feira, 26 de abril, a Operação Caçadores do Banhado, com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de caça ilegal e comercialização de animais silvestres, bem como porte e posse ilegal de armas de fogo no município de Eldorado do Sul. A ação teve apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos. Foram apreendidas 16 armas de fogo, duas armas de pressão, um simulacro, munições de diversos calibres, inclusive restrito, e prensa para recarga de munição. Também foram recolhidas 36 carcaças de animais congelados, 11 pássaros silvestres e cinco bagres (animal ameaçado de extinção). Duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo a delegada Samieh Saleh, que conduziu a ação, a investigação teve início na metade do ano de 2022, com denúncia de caça de animais silvestres e uso de armas irregulares. À época, foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola Glock calibre 9mm, um kit Roni e um fuzil Ar-15 em um bar na cidade de Eldorado do Sul.
Os investigados poderão responder pelos crimes previstos no artigo 29 da Lei 9.605/98, com penas de detenção de seis meses a um ano, e multa; no artigo 2º da Lei 12.850/2013, com pena de reclusão de três a oito anos, e multa; além dos crimes previstos na Lei nº 10.826/2003 (posse e porte ilegal de arma de fogo).
Vereadores pedem a permanência do Posto da Brigada Militar na Cohab
Diante da possibilidade de fechamento do Posto da Brigada Militar no Bairro Santa Rita (Cohab), os vereadores de Guaíba assinaram um ofício que foi entregue ao titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro-Sul, tenente-coronel Eduardo Michel, pedindo que seja reconsiderada a decisão de retirar o Posto da Brigada Militar – 1ª Cia – localizado na Avenida Lupicínio Rodrigues.
De acordo com os vereadores, o Posto é uma forma de garantir a segurança de grande parcela da população guaibense que mora no Bairro Santa Rita.
O que diz a BM
A Gazeta Centro-Sul entrou em contato com a assessoria do CRPO-CS, recebendo a informação de que esta questão estava sendo tratada pelo comando do 31º BPM. Sendo assim, foi redirecionada a solicitação de informações. A Gazeta recebeu da Comunicação Social (31°BPM) a nota que segue, assinada pelo comandante, publicada na íntegra entre aspas.
“Informamos que na data de ontem (26/4) o comando do 31° Batalhão de Polícia Militar reuniu-se com os vereadores: Dr. João Collares, Marcos SJ, Tiago Green e Manoel Eletricista, da Cidade de Guaíba. A pauta da reunião foi em relação ao Posto Policial avançado da Cohab Santa Rita, informados de que este comando realizou um estudo de Estado Maior sobre o tema para chegar a uma decisão técnica, baseado em critérios e metodologia científica.
Para a manutenção do Posto da Cohab Santa Rita, a cada turno de 24h, quatro militares do policiamento ordinário são utilizados somente para mantê-lo aberto; o que inviabiliza a maior eficácia da aplicação do policiamento ostensivo na prática. O que na prática desmobiliza 4 policiais, os quais em patrulhas moveis, podem cobrir um raio maior de ação e atender de melhor forma não somente a comunidade da Cohab Santa Rita, mas atender outras comunidades através da versatilidade do policiamento com um atendimento rápido e efetivo em ocorrências.
Reforçamos nosso compromisso com a comunidade guaibense e reiteramos que toda a decisão tomada por este comando é pensando no bem coletivo.
Tenente Coronel Magalhães”
Foto: Luis Adriano Madruga
Publicado em 28/4/23
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.