Desde a sua fundação, em outubro de 1993, a Gazeta Centro-Sul mantém espaços especiais para os leitores se manifestarem, incentivando a interatividade. O objetivo principal é dar voz à população na divulgação de temas sociais relevantes.
Na Editoria de Comunidade, nas páginas 2 e 3, a Gazeta disponibiliza duas colunas para que os leitores divulguem suas reclamações e sugestões: Recado do Leitor e Reclamações. Queixas e opiniões são publicadas com a disponibilidade de espaço para o poder público fazer o contraponto ou prestar esclarecimentos caso tenha interesse. Em geral, esta interatividade tem contribuído sobremaneira para a solução de problemas que causam transtornos no cotidiano da população, como falhas na iluminação, lixo nos logradouros e precariedade da pavimentação, por exemplo.
No “Recado do Leitor”, são publicadas mensagens assinadas em que os cidadãos divulgam questões de interesse coletivo, destacando a sua opinião. Na área destinada às “Reclamações”, são apontadas falhas nos serviços públicos e na falta de respostas dos órgãos envolvidos. Tudo é devidamente apurado pela equipe de jornalismo da Gazeta Centro-Sul, evitando, assim, manifestações inverídicas ou distorcidas da realidade.
Os leitores também contribuem com o conteúdo do Jornal, sugerindo temas de grande interesse, como o funcionamento dos ecopontos, por exemplo, que a Gazeta traz nesta edição. Esta participação é registrada como “Pauta do Leitor” e tem se mostrado eficaz na resolução de questões cotidianas da cidade.
Na Coluna Gente, os assinantes podem divulgar mensagens e fotos, registrando momentos importantes da história de suas famílias, bem como viagens e eventos.
Interatividade e abordagens de temas regionais, estes são diferenciais que a Gazeta Centro-Sul oferece aos seus leitores.
Publicado em 13/1/23