Animais Idosos
Os animais mais velhos também podem ser mais sensíveis a algumas doenças. Por isso é muito importante manter o esquema adequado de vacinação e seguir o protocolo de vacina que vai ser orientado pelos médicos veterinários em todas as etapas de vida do pet.
Contra a Gripe
Inicialmente, deve-se procurar um(a) médico(a) veterinário(a). Ele(a) irá fazer exames clínicos e laboratoriais, se necessário, para em seguida determinar o diagnóstico e tratamento.
Obrigatoriedade da Vacinação
Algumas vacinas são obrigatórias. É o caso da antirrábica (ou contra a raiva). É de responsabilidade do tutor do animal fazer a vacina. Em caso de visita a outro Estado, é preciso levar junto o atestado de saúde do animal, com a comprovação da aplicação e data de validade da vacina contra a raiva. No Brasil, a antirrábica deve ser aplicada anualmente.
Alguns condomínios também exigem a carteira de vacinação em dia (não somente contra a raiva, mas também polivalente, traqueobronquite infecciosa e giardíase). Hotéis para animais também têm o hábito salutar de exigir que as vacinas de seus hóspedes estejam em dia. Lembrando que a leptospirose também é importante e perigosa zoonose que pode ser transmitida ao ser humano por cães infectados.
Ao adotar um cão de mais idade
Não conhecendo o histórico vacinal do animal, é mais seguro supor que ele não tenha sido vacinado e iniciar o esquema de vacinação assim que possível, usando as vacinas disponíveis para prevenção de doenças infectocontagiosas. Veterinários irão determinar o esquema mais adequado.