No dia 15 de novembro, comemoramos a Proclamação da República do Brasil, que aconteceu em 1889, marcando o fim da Monarquia e dando início ao sistema político que temos hoje. Os líderes, na época, atribuíam todos os problemas sociais do País à Monarquia, relacionando a República ao desenvolvimento e à prosperidade. Com o tempo, observamos que a teoria ainda não está em sintonia com a realidade.
República vem do latim: “res publica”, coisa pública, que pertence ao povo. Sendo assim, no regime republicano, o interesse da sociedade deve estar acima dos interesses individuais.
A implantação da República no Brasil foi feita por meio de estratégias articuladas pela elite, composta basicamente por produtores paulistas de café e de oficiais do Exército, sem a participação do povo. Neste contexto, deve-se refletir com profundidade sobre a importância da participação popular a fim de encontrarmos o verdadeiro espírito republicano, voltado efetivamente à qualidade de vida do povo brasileiro.
Portanto, para que tenhamos uma República de verdade, precisamos fortalecer e consolidar a cultura anticorrupção, que iniciou com a Operação Lava-Jato. Para isso, é preciso que a população reflita sobre as suas responsabilidades, considerando que existe corrupção desenfreada em nosso cotidiano, não apenas no meio político-partidário. Este processo de conscientização tem de começar em casa e se fortalecer nas escolas, nas empresas e instituições.
É preciso que os brasileiros proclamem a cultura da honestidade e da paz por meio de ações que envolvam toda a sociedade, independente de classe social, de religião ou de gênero. Isso se faz aos poucos e de forma contínua, com determinação e crença de que não existe outro caminho que leve à harmonia social.
A diversidade de ideias é fundamental para a democracia, assim como a intolerância leva a sua deformação. Então, se quisermos comemorar a proclamação de uma República de verdade, precisamos sair da posição cômoda de juízes generalistas, apontando culpados em cada canto, e assumir o papel de protagonistas neste processo de fortalecer o espírito republicano, garantindo que o interesse da sociedade esteja acima dos interesses individuais.
Publicado em 17/11/23