A Escadaria 14 de Outubro que liga as partes baixa e alta da Cidade, no Centro Histórico de Guaíba, está sendo revitalizada.
Os 145 degraus estão recebendo ladrilhos desenhados em um mosaico (foto), que irá preservar a memória cultural do Município e do Rio Grande do Sul. Cada lance formará uma imagem em seus degraus, que poderá ser visualizada por completo de longe e, ao passar por ela, se desmembrará aos poucos, revelando detalhes históricos conforme se avança em direção ao topo.
O trabalho está sendo realizado pelo artista visual Leo Filho e pelo produtor cultural Wagner Seelig, com a direção cultural de Simone Schlottfeldt.
De acordo com a Prefeitura, a partir do dia 5 de abril, a obra de arte estará concluída, tornando-se a segunda maior escadaria do Brasil com ladrilhos desenhados em um mosaico.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guaíba, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC).
Locais Históricos
Na parte superior da Escadaria, é possível visitar dois locais históricos: o Museu do Gaúcho, que tem entrada gratuita e conta a história da Revolução Farroupilha por meio das cidades históricas do Estado, e a Casa de Gomes Jardim, patrimônio histórico relacionado à Revolução Farroupilha, onde os principais líderes farrapos planejaram a invasão de Porto Alegre. Além disso, lá também está localizado o Cipreste Farroupilha, monumento natural na Praça Gomes Jardim, símbolo histórico, presente no Hino, no Brasão da Cidade.
Publicado em 29/3/24