Na terça-feira, 16, começou oficialmente a campanha eleitoral deste ano. Em outubro, iremos às urnas para escolhermos presidente da República e vice; governador(a), senador(a), deputados(as) estadual e federal. No dia 26, iniciarão as propagandas no rádio e na TV.
Até o momento, apenas narrativas, ofensas, disputas religiosas, adjetivos de toda ordem e anúncios vagos num balaio de fanáticos. Nada de propostas viáveis, de projetos sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Em relação à disputa pelos votos para deputado estadual, federal e senador, é importante ficarmos atentos às promessas. Sempre tem candidatos prometendo ações que não competem ao cargo que estão pleiteando, como fazer creches, estradas, colocar mais policiais nas ruas e abrir hospitais, por exemplo. Reivindicar é uma coisa, fazer é outra. Nada disso é competência do Legislativo. Prometer o que não é de sua competência é indicativo de falsidade.
Preocupação dos Brasileiros
De acordo com pesquisa do Instituto FSB, a saúde financeira é a principal preocupação dos brasileiros nestes tempos em que estamos saindo da pandemia. A conta do fique em casa, sem critérios, está sendo cobrada agora. De acordo com o levantamento, 63% das pessoas entrevistadas acham necessário diminuir os gastos e 49% estão enfrentando dificuldades econômicas neste ano.
A saúde emocional é a segunda maior causa de preocupação, e a saúde física aparece em terceiro lugar, muito disso está relacionado à falta de dinheiro. As dívidas abalam sobremaneira as pessoas.
O Grande Erro
O erro da população em geral é acreditar em salvador da Pátria para mudar a situação socioeconômica do País. Na vida real, nunca houve e nunca haverá mudanças significativas promovidas por salvadores da Pátria.
O desenvolvimento socioeconômico acontece por meio da execução de projetos sustentáveis. Estas bolsas e os auxílios governamentais são importantes para matar a fome imediata, mas não é solução para a qualidade de vida do povo carente; pelo contrário, cria legiões de dependentes na mão de populistas, tanto de esquerda quanto de direita. Acontece que a multidão vivendo em vulnerabilidade social não tem tempo nem chance de refletir sobre isso, pois a prioridade é matar a fome da hora.
Resumo da bufa: a estratégia do populismo, independente de lado, é o grande erro social, que se perpetua, porque segmentos de falsos intelectuais e artistas se tornam tutores da escola populista em troca de uma boa teta governamental pra mamar.
Plano Diretor e Alerta
A sociedade de Guaíba, por meio dos diferentes segmentos, precisa se envolver com profundidade no ajuste do Plano Diretor. Trata-se das regras que definem a ocupação urbana e, consequentemente, o desenvolvimento da Cidade.
Faço o alerta para as lideranças da Aldeia, que são leitores assíduos desta coluna. Vamos nos envolver neste tema, questionando e apresentando alternativas. Depois da lei sancionada, não adianta resmungar por meio de redes ou eventos sociais.
Mesmo Dia e Horário
Na noite de quarta-feira, 17, teve inauguração do Comitê do PL, em Guaíba, com a presença do candidato a governador Onyx Lorenzoni e de sua candidata a vice, Cláudia Jardim, vice-prefeita de Guaíba.
No mesmo dia e horário, no Itapuí, aconteceu o lançamento da candidatura a deputada estadual da primeira-dama Deisi Maranata.
Eu passei de carro pelos dois eventos a fim de observar o ambiental, como se diz no futebol, e constatei que ambos estavam bem prestigiados. A cúpula governamental da Aldeia está dividida nestas eleições. Vamos acompanhar para ver o resultado disso.
Vice-presidente Mourão
Nesta sexta-feira, 19, está agendada a visita do vice-presidente da República (candidato ao senado) Hamilton Mourão. No final da manhã, está prevista caminhada no Centro da Cidade e concentração na Praça Gastão Leão. Depois do almoço, visita à Prefeitura e Loja da Maçonaria.
Hospital Regional de Guaíba
De acordo com o secretário Municipal de Licitações e Contratos, Marcelo Verlindo, o processo de concessão do Hospital Regional de Guaíba deverá ser assinado na próxima terça-feira, 23 de agosto. Verlindo disse que o inventário foi entregue à Secretaria de Licitações e Contratos nesta quarta-feira.
Para saber mais sobre o processo de concessão do Hospital, sugiro a leitura do Editorial desta edição.
Decisão Lamentável
A Unimed é uma cooperativa de médicos, portanto uma “instituição privada”. Sendo assim, suas decisões dizem respeito aos seus associados. Só que não. Por tratar-se da prestação de serviços de saúde, envolvendo convênios como o do IPE, por exemplo, certas decisões atingem parte significativa da população, como é o caso do encerramento das atividades do Centro Cirúrgico, Endoscopia e Pronto Atendimento em Guaíba. Lamentável.
Prezados(as) Candidatos(as)
Agradeço pelos convites para participar dos lançamentos de candidaturas. Como são muitos, não estou comparecendo a estes eventos por não ter condições de ir a todos. Desejo boa sorte aos que têm propostas viáveis.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 19/8/22