Policiais da DP de Guaíba prenderam em flagrante, recentemente, um homem com drogas e armas no Bairro São Jorge. A prisão ocorreu durante investigação que apura o homicídio de um jovem de 19 anos. O corpo da vítima foi encontrado carbonizado.
A Brigada Militar já havia prendido em flagrante, no mesmo dia, um indivíduo com duas armas de fogo, o qual teria chegado no Bairro são Jorge há poucos dias e estaria dando toque de recolher aos moradores, atuando como liderança no tráfico de drogas, conforme foi noticiado pela Gazeta Centro-Sul.
Na sequência da prisão realizada pela Brigada Militar, os policiais civis localizaram, com outro integrante do grupo, um malote de drogas e outras duas armas, além de um simulacro.
As investigações seguem. Polícia Civil e Brigada Militar trabalham juntas para esclarecer plenamente o homicídio e os fatos correlatos, bem como prender todos os criminosos envolvidos.
Réus são condenados por tentativa de homicídio contra três PMs em Guaíba
Integrantes de uma organização criminosa realizaram reunião num sítio em Guaíba quando aconteceu tiroteio com a BM
Três réus acusados pelo Ministério Público do RS foram condenados na quarta-feira, dia 1º de novembro, por tentativa de homicídio contra três policiais militares em Guaíba. O crime ocorreu em janeiro de 2021 durante abordagem da Brigada Militar em um sítio na Estrada Bom Fim.
Os promotores de Justiça Daniela Fistarol, que atua na Comarca local, e Fernando Sgarbossa, designado pelo Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ), vão recorrer das penas pelo fato de considerarem que os tempos de prisão são baixos em relação aos delitos cometidos. Todos os réus foram responsabilizados por três tentativas de homicídio com cinco qualificadoras. Dois deles receberam uma pena de oito anos de prisão e um de seis anos de reclusão.
O júri, na 1ª Vara Criminal de Guaíba, iniciou às 8h30 de terça-feira, dia 31 de outubro, e terminou às 4h da madrugada de quarta-feira, 1º de novembro.
Logo após o crime, que terminou com vários investigados presos, sendo um baleado e nenhum agente de segurança ferido, houve também denúncia por tráfico e associação ao tráfico.
Além da acusação por tentativa de homicídio, dois dos envolvidos foram denunciados e condenados por tráfico e associação ao tráfico. O terceiro condenado também foi responsabilizado por associação ao tráfico. Outros três homens, que não responderam por tentativa de homicídio, mas que também estavam no sítio onde foram desferidos disparos contra os policiais, foram condenados pelos seguintes crimes: um por tráfico e associação ao tráfico, e outros dois, cada um, por associação ao tráfico. Todos seguem presos e tiveram preventivas mantidas.
Sobre o crime ocorrido no dia 9 de janeiro de 2021, integrantes de uma organização criminosa realizaram um evento num sítio em Guaíba. O objetivo era fazer uma reunião sobre as atividades do grupo, mas o que poucos sabiam era que também poderiam ser executados alguns dos integrantes por não estarem atendendo às expectativas dos líderes.
De acordo com o MP, havia cerca de 20 pessoas no local e todas chegavam à propriedade rural após serem buscadas em casa por motoristas de aplicativo ligados aos suspeitos. Apenas poucas pessoas estavam armadas, já que as outras eram obrigadas a deixar o armamento, além de telefones, com seguranças do líder da facção. Mas um dos integrantes, desconfiado de que poderia ser vítima de um atentado, fugiu de casa quando foram buscá-lo com um veículo Golf de cor verde. A companheira dele acionou a Brigada Militar.
Na mesma noite, horas depois, a guarnição tripulada pelos policiais militares, que figuraram como vítimas das tentativas de homicídio, avistou o veículo que fugiu em direção ao sítio. Eles foram recebidos a tiros de fuzil e pistolas. Nenhum agente ficou ferido e um dos integrantes da facção, que portava o fuzil, foi baleado em uma das mãos. Os criminosos fugiram para uma região de matagal, mas foi acionado reforço e houve um cerco, sendo 10 deles presos, entre eles, os três condenados pela tentativa de homicídio, e os demais pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico.
Assaltante envolvido em roubo a comércio é preso
Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba deram cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Segunda Vara Criminal de Guaíba contra indivíduo envolvido em assalto a um estabelecimento comercial na Avenida Castelo Branco, Bairro Colina, ocorrido no dia 18 de outubro.
Segundo a Polícia Civil, por ocasião do crime, dois homens armados, um deles com revólver e outro com espingarda, ingressaram no comércio, deram voz de assalto e sob ameaça de morte levaram dinheiro e aparelho celulares das vítimas.
Durante as investigações, foi apurada a identidade dos assaltantes, sendo que um deles foi preso no dia 25 de outubro e o outro permanece na condição de foragido.
Segundo a delegada Karoline Calegari, os policiais estão em busca do segundo suspeito e, assim que for localizado, será encaminhado ao sistema prisional.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 03/11/23