Um forte temporal passou por Guaíba e Região na noite de terça-feira, 16 de janeiro, gerando uma série de estragos e transtornos para a população. Entre as ocorrências mais graves, dezenas de árvores caídas nas cidades, nas estradas secundárias e nas BRs 116 e 290; redes de energia elétrica e de telefonia danificadas, com fios e cabos caídos.
Segundo a Prefeitura de Guaíba, não houve registro de inundações importantes na Cidade. Desde o início da manhã de quarta-feira, 17, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, da Defesa Civil e da Empresa CEEE Equatorial passaram a trabalhar em conjunto para desobstruir as vias que foram afetadas, ajudar moradores atingidos e restabelecer a rede elétrica.
Segundo o Governo Municipal, foram registrados problemas nas torres de telecomunicações, prejudicando o envio e o recebimento de mensagens e ligações. Boa parte da Cidade ficou sem telefone e sem internet. A Defesa Civil ressaltou que enfrentou dificuldades no recebimento de mensagens via WhatsApp devido à interrupção temporária da comunicação.
Conforme relato da Prefeitura, não teve desabrigados ou desalojados. Foram registrados danos em telhados de diversas casas em diferentes bairros de Guaíba, muitas árvores e postes de energia caíram. A Defesa Civil passou toda a quarta-feira, 17, atendendo os destelhamentos com lonas e cadastrando os moradores atingidos. Atendimentos seguiam na quinta-feira.
Vários Pontos Sem Luz
Na quinta-feira, 18, dois dias após o temporal, ainda havia diversas localidades sem energia elétrica, em Guaíba e Região, causando transtornos e prejuízos à população.
Na manhã de quinta-feira, grupos de moradores do Bairro Alegria e de outras regiões da Cidade foram até a Agência da CEEE Equatorial, na Rua Santa Catariana, para reivindicarem a volta do fornecimento de energia elétrica. Após o encontro, os consumidores seguiam sem previsão de retorno da luz.
Segundo leitores que fizeram contato com a Gazeta Centro-Sul, eram vários pontos sem energia na Cidade no dia 18. Eles foram informados de que estavam sendo priorizados os casos com maiores riscos e que a equipe local é limitada. Disseram, ainda, que estavam vindo para Guaíba equipes de outras cidades a fim de ajudar nos consertos. As ordens de serviço são gerenciadas em Eldorado do Sul, relataram aos moradores, salientando que no posto de Guaíba só fazem os protocolos.
O prédio onde está localizada a sede da Gazeta Centro-Sul, na Rua Dr. Lauro Azambuja, continuava sem energia na manhã de quinta-feira, 18.
Hospital e Postos de Saúde
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Eliane Ribeiro, houve falta de energia, água e internet em todas as unidades de saúde de Guaíba, e vazamento de água na UBS Colúmbia City. Na quinta-feira de manhã, a situação estava normalizada. Porém, na Unidade Odontológica do Centro, continuava a falta de energia elétrica. As consultas tiveram de ser reagendadas.
No Hospital Regional, aconteceram alagamentos e pequenos danos que, segundo a secretária, já estavam solucionados na manhã de quinta-feira.
Em casos de urgência, ligar para os Bombeiros pelo 193; Brigada Militar, 190. Contato pelo WhatsApp com a Defesa Civil de Guaíba pelo número: (51) 98952-6257.
Ação da BM em Eldorado do Sul
Na noite de terça-feira, durante o temporal, a Brigada Militar foi chamada para atender ocorrência em uma residência que desabou com oito pessoas dentro. Ao chegarem no local, as guarnições encontraram a casa em condições críticas, com o telhado desabado e fios elétricos soltos. Diante da situação, o Soldado William optou por entrar na residência, mesmo enfrentando o risco de choque elétrico, e conseguiu resgatar as vítimas. Na casa, estavam quatro crianças, um adolescente e dois adultos. Com precaução, todos foram resgatados com sucesso e levados para um local seguro.
Foto: Divulgação
Publicado em 19/1/24