Ventos fortes e intensa chuva de granizo, causaram destruição em Barra do Ribeiro e no Interior de Guaíba. O temporal passou pela Região na tarde do domingo, 16. Dezenas de casas ficaram destelhadas, carros danificados, plantações perdidas e animais feridos.
As prefeituras de Barra do Ribeiro e de Guaíba criaram forças-tarefas para atender as populações atingidas. Muitas famílias perderam quase tudo que havia dentro de casa. Diante dos estragos, os dois municípios decretaram Situação de Emergência na segunda-feira, 17 de abril.
O que diz a Prefeitura Guaíba
“Na tarde de domingo, 16, uma forte chuva de granizo de aproximadamente 10 cm de diâmetro, atingiu as localidades do Matias, Alto Matias, Passo da Taquara e Serrinha, no Interior de Guaíba. Mais de 100 casas ficaram completamente destruídas. Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, cerca de 60 famílias foram atendidas.
A Prefeitura de Guaíba, através da Defesa Civil, realizou o cadastramento das famílias, o levantamento das casas, e distribuição de lonas e telhas na Estrada 1, Bairro Matias, nº 2895, dentro do Mercado Ruduit, espaço cedido pelo empresário Tarcísio.
O Município enviou à Defesa Civil do Estado o pedido de declaração de Situação de Emergência para viabilizar aquisição de materiais, visando ajudar as famílias mais carentes.
Para auxiliar os que perderam tudo, contamos com todo o tipo de doação: colchão, roupa, calçados e alimentos. As doações podem ser entregues no mesmo endereço da distribuição das lonas.”
Atendimentos
Em Guaíba, foram realizados 115 cadastros de famílias aguardando auxílio de telhas. Mais de 6.160 metros quadrados de lonas foram entregues, totalizando 14 rolos com 110m x 4m. Duas famílias ficaram desalojadas em casa de vizinhos. Mais de quinhentas pessoas foram atingidas.
No final da tarde de quarta-feira, 19, o prefeito Marcelo Maranata anunciou a chegada do primeiro lote de telhas a serem distribuídas para as famílias atingidas. De acordo com Maranata, o material foi comprado com recursos do Município e com parte do orçamento da Câmara Municipal.
Informações da Emater
Apurados 30 hectares de lavoura de batata doce com provável perda de 50%. E, ainda, 50 hectares da lavoura de arroz, com perda de 80% e algumas lavouras de subsistência perdidas.
Foto: Divulgação
Publicado em 21/4/23