Na segunda-feira, 9 de maio, a Vigilância Epidemiológica de Guaíba recebeu e-mail da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilá Paiva Rodrigues Jardim, localizada no Bairro Jardim dos Lagos, com a planilha de casos confirmados para Covid-19, a qual contava com 20 casos positivos para a doença, sendo em sua maioria professores e funcionários da Escola. Segundo a Prefeitura, o primeiro caso foi de uma professora que iniciou com sintomas no dia 2 de maio.
Conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde enviada à Gazeta Centro-Sul, de posse das informações, as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica compareceram na Escola, na manhã do dia 10, para identificação e avaliação do surto, bem como para a realização de medidas necessárias.
“Verificou-se o alto número de casos confirmados de Covid-19 na Escola, em professores e funcionários (merendeiras e higienizadoras), bem como a atuação de agentes educadores que realizam atendimento educacional especializado e de forma integral a alunos portadores de deficiência (o agente educador não acompanha exclusivamente um aluno, sendo que a cada dia o profissional acompanha um aluno diferente).
A Escola teve suas atividades suspensas de forma preventiva por 7 dias. Após esse período, será realizada nova avaliação pela Vigilância em Saúde”, destacou a nota.
Conforme o diretor Municipal de Saúde, Josias da Conceição, em consulta ao COE Estadual, as medidas adotadas pela Vigilância em Saúde Municipal são adequadas à situação, uma vez que as vigilâncias devem avaliar caso a caso, considerando que a Nota Informativa nº 38 não contempla todas as situações pertinentes à Covid-19.
“Solicitou-se à Escola o envio de informações atualizadas quanto aos casos confirmados, bem como a atuação de cada profissional para acompanhamento e orientações quanto às medidas de saúde.
A Vigilância Epidemiológica está contatando todos os casos positivos para Covid-19 a fim de realizar orientações de saúde, além do monitoramento em relação ao surgimento de novos casos, a partir da comunicação via e-mail com a Escola”, observou Josias.
Acompanhamento
As vigilâncias Sanitária e Epidemiológica informaram que estão realizando o acompanhamento do surto a fim de prevenir a ocorrência de novos casos e o agravamento da situação, que já conta com um número elevado de infectados, destacando ainda o público atendido pela Escola (crianças menores de seis anos e crianças com necessidades especiais, que são mais vulneráveis à doença).
“Contudo, é importante as escolas públicas e privadas atentarem para as normas relacionadas à prevenção da disseminação da Covid-19, principalmente no que tange à notificação à Vigilância em Saúde e, também, ao afastamento de alunos e professores suspeitos ou confirmados para Covid-19”, concluiu o diretor Municipal de Saúde.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 13/5/22