A Gazeta Centro-Sul vem acompanhando os anúncios da Prefeitura de Guaíba sobre a construção de um novo Píer da Beira, o que não tem se confirmado na prática. A última promessa é de que já foi emitida a ordem para o início da obra.
Um dos mais importantes pontos turísticos de Guaíba está interditado há cerca de quatro anos, devido a problemas estruturais. O Píer, construído em 2005, está localizado no Calçadão da Beira (foto).
Em fevereiro de 2022, o Governo do Estado anunciou repasse de mais de R$ 2 milhões para ser investido na plataforma que avança sobre o Lago Guaíba, de onde se tem uma visão privilegiada. A previsão é de que o Município entre com uma contrapartida de R$ 500 mil.
Em julho do ano passado, a Prefeitura disse à Gazeta Centro-Sul que um edital foi aberto para contratação da empresa que deverá construir um novo píer de concreto com a mesma extensão. Em nota, na época, o Governo informou que o edital foi publicado no início de julho (2022), porém a licitação deu deserta (não houve interessado).
Essa semana, a Gazeta voltou a questionar a Prefeitura. Em nota, o Governo Municipal informou que a Secretaria de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente emitiu a ordem de início da obra o que deverá acontecer em breve.
Publicado em 14/4/23