Classificada em 10º lugar entre os lugares mais bonitos de Guaíba no ranking da Gazeta Centro-Sul, a Ilha Pedras Brancas (foto) começou a passar por um processo de revitalização.
A Ilha, com área aproximada de 5 mil m², está localizada a 2,4 km da costa de Guaíba. Já foi utilizada como depósito de pólvora, abrigou uma unidade de produção de vacinas contra a peste suína e casa de detenção para presos políticos durante a ditadura militar. Em 2006, foi integrada ao município de Guaíba para a execução de um projeto educacional e turístico o que não aconteceu. O histórico da Ilha está publicado no livro Guaíba Outra Margem. O resumo foi publicado em reportagem da Gazeta no dia 12 de maio.
Essa semana, a Prefeitura de Guaíba informou que iniciou um trabalho de revitalização na Ilha, visando promover o turismo no local. Entre as ações anunciadas, uma sinalização especial produzida pelo artista guaibense Tcharles Cardoso.
Segundo o Governo Municipal, toda a revitalização está de acordo com normas e legislação vigente, e o todos os processos contam com o aval de engenheiros ambientais.
Foto: Luis Adriano Madruga/PM
Publicado em 26/5/23