Por Leandro André
O exemplo é o maior dos ensinamentos. Este conceito inspirou a Gazeta Centro-Sul a apresentar o perfil social da Ambientaly, empresa guaibense que fabrica produtos químicos, como coagulantes utilizados em sistemas de tratamento de água e efluentes. Fundada em 1985, como Sulfato Rio Grande, passou por diversas fases e avanços até chegar, atualmente, como uma referência em indústria química no País.
Na manhã de terça-feira, 25 de julho, estivemos visitando as dependências da companhia. Fomos recebidos por José Potter, um dos sócios, e por Isabel Braun, diretora administrativa e financeira. Eles ressaltaram que o respeito às pessoas e ao meio ambiente são diretrizes que norteiam as empresas do grupo, que mantém unidades em Guaíba, Lages (SC); Rio Negro e Imbaú (PR), totalizando cerca de 250 colaboradores; em Guaíba, são 86.
Bem-estar aos Trabalhadores
Segundo Potter, a empresa atua com equipe altamente especializada e se preocupa em proporcionar aos colaboradores as melhores condições estruturais de trabalho e de bem-estar, oferecendo um ambiente com espaços projetados para facilitar a boa convivência.
“Criamos uma grande família na empresa”, destacou Potter, com brilho nos olhos. Isabel enfatizou as políticas voltadas ao tripé Ambiental, Social e Governança.
A Diretoria Administrativa e Financeira abriga a área de Gente e Cultura, desenvolvendo projetos que proporcionem um ambiente com respeito, transparência, convivência e cooperação mútua. Isso é percebido em todos os espaços que visitamos. Os trabalhadores com quem conversamos de forma espontânea durante a visita, todos com longo tempo na empresa, demonstraram satisfação e comprometimento.
José Potter destacou, ainda, que existe um conjunto de regras que definem de forma clara toda a política da companhia. Com isso, os funcionários sabem onde podem chegar e como buscar ascensão profissional. Neste contexto, há normas que definem bônus especiais para quem atua em projetos sociais: 12 horas por ano em trabalho voluntário rendem 10% de dois salários, por exemplo.
Entre as ações sociais desenvolvidas pela empresa: Projeto Pescar, apoio à creche do Bairro, criação e manutenção da Praça da Comunidade, campanhas de arrecadação e doação de alimentos e agasalhos, e apoio a projetos sociais da Cidade.
Espaços Especiais
Na unidade de Guaíba, localizada numa área de 8 hectares no Bairro São Francisco, há três ambientes especiais destinados aos trabalhadores que chamam a atenção: o quiosque para o lanche; o recanto de descanso sob uma caneleira; e a Sala de Motoristas, destinada ao descanso dos profissionais que transportam o produto da empresa, categoria muito respeitada por Potter, que iniciou sua carreia profissional como motorista de caminhão.
O Quiosque é um ambiente envidraçado, de 150 m², no pátio da fábrica, com decoração rústica moderna (foto), contendo mesas e cadeiras de madeira, máquina de café, geladeira, ar-condicionado e TV. Os trabalhadores de todos os setores têm a liberdade de usar a estrutura em horário de livre escolha e pelo tempo que decidirem. A única regra é que deixem o local limpo como encontraram e lavem a louça que utilizaram. O ambiente propicia integração entre os colegas.
O espaço sob a caneleira recebeu decoração integrada à natureza, com bancos circulares.
Já a Sala de Motoristas é equipada com banheiro, chuveiro, cadeiras estofadas, TV e computador. O espaço é frequentado pelos motoristas da empresa nos horários de folga.
Conforme ressaltado no início desta reportagem, o exemplo é o maior dos ensinamentos. No caso da Ambientaly, a alta performance da empresa está diretamente relacionada à maneira com que trata seus colaboradores.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 28/7/23