Um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei) está há mais de 70 dias recebendo tratamento no Centro de Reabilitação da R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Florianópolis. O animal foi encontrado debilitado na Praia do Moçambique, no dia 3 de janeiro, e resgatado pela equipe do projeto.
No dia do resgate, o animal estava muito magro, com sinais de afogamento, e prontamente recebeu os primeiros atendimentos. Desde então, “Francisca”, como foi batizada, recebe cuidados 24 horas por dia.
“A história da Francisca é uma vitória para todo mundo que trabalha com reabilitação de golfinhos. É uma oportunidade de aprender sobre as toninhas, que estão em risco de extinção, e usar esse conhecimento para ajudar outros indivíduos da espécie”, observou a médica veterinária da R3 Animal Thais Carneiro.
Toninhas são pequenos golfinhos criticamente ameaçados de extinção do Brasil, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaça de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sua população ocorre apenas em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina.
A equipe do PMP-BS/R3 Animal, formada por veterinários, biólogos, tratadores de animais, voluntários e outros profissionais, realiza plantões para cuidar de Francisca em tempo integral. Na natureza, o filhote ainda seria dependente dos cuidados maternos. Ela foi resgatada com 6,4 kg e, atualmente, está com 10,9 kg.
Encalhes e Ameaças
Diversas causas podem levar ao encalhe de toninhas, que podem ser classificadas em naturais, como doenças, toxinas, condições ambientais atípicas, e humanas, como ingestão de resíduos sólidos, interação não intencional com redes de pesca e colisões com embarcações.
No caso de Francisca, como ela encalhou filhote, é provável que tenha se perdido da mãe.
Quando encontrar um golfinho encalhado na praia, não tente reintroduzir o animal na água; mantenha distância e ajude a isolar a área; afaste animais domésticos: eles podem atacar o animal marinho, além de transmitir ou contrair doenças; acione os Bombeiros ou órgãos ambientais.