Durante ação da Brigada Militar em Charqueadas, no sábado, 3 de junho, foram presos dois homens e apreendidas 15 armas de fogo; 14 armas curtas de diversos calibres, um fuzil calibre .556 (foto), além munições e cheques totalizando R$ 32.590,00.
As prisões e apreensões foram realizadas no fim da tarde do sábado. Um veículo trafegava em alta velocidade, não obedecendo, por diversas vezes, as ordens de parada dos policiais militares, que conseguir realizar a abordagem na sequência.
Segundo o major César Vinicius Boeira, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, o Comando tem atuado de forma eficaz em todos os municípios de sua responsabilidade, destacando a atividade de policiamento ostensivo, atendimento de emergência, Força Tática, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e Patrulha Complexo Prisional.
“Estamos atuando em diversas frentes para garantir a segurança da população. Informamos que cada ocorrência bem atendida é uma motivação a mais para atuarmos com excelência. As prisões resultam do trabalho incansável desempenhado pela Força Tática e Agência de Inteligência do 28º BPM, que estão envolvidos na atividade”, destacou o comandante.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Charqueadas.
Operação captura envolvidos em homicídios na cidade de Guaíba
Segundo a Polícia, os suspeitos presos são violentos e executaram as vítimas a tiros
Uma Operação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, no dia 31 de maio, em Guaíba, resultou na prisão de três suspeitos de homicídios recentes ocorridos no Município.
Segundo a Polícia, no dia 30 de março deste ano, na Rua Sara Monte Alegre, na Vila São Jorge, Patrick Heloi Rodrigues Melo, de 41 anos, foi morto a pauladas por dois indivíduos sob a alegação de ter pego dinheiro com os suspeitos para comprar drogas a fim de revendê-las sem prestar contas. Em razão disso, na mesma noite, os dois traficantes mataram a vítima e abandonaram o corpo em uma propriedade rural.
Os mesmos indivíduos são suspeitos de praticarem disparos de arma de fogo e ameaças contra moradores locais; de tentar matar um indivíduo com um tiro na nuca, em dezembro do ano passado; bem como de matar um homem de 48 anos por causa de uma bateria, em 19 de maio, tudo na Rua Quatro, na Vila São Jorge.
Entre os presos, suspeitos de matarem Marcos Paulo Aeroldi Silveira, de 22 anos, na madrugada de 11 de maio, na Rua Otávio Rocha, no Centro de Guaíba (fato publicado pela Gazeta Centro-Sul). Conforme a Polícia, por ocasião do crime, os investigados, depois de saírem de um jogo se futebol, se reuniram em um bar, onde se aproximaram da vítima e a ameaçaram com arma de fogo. A vítima fugiu em direção à Rua Otávio Rocha, onde foi cercada por no mínimo três indivíduos e alvejada com oito disparos na cabeça.
Tráfico de Drogas
Os fatos foram investigados e a autoria dos crimes foi apurada, culminando com a decretação da prisão preventiva dos suspeitos.
A Operação do dia 31 de maio contou com 25 policiais, entre civis e militares. Na ação, foram apreendidos objetos com valor probatório.
Segundo a delegada Karoline Calegari, a articulação entre as polícias Civil e Militar no Município, somada à apreciação célere e contundente das representações pelo MP e pelo Poder Judiciário, possibilitaram uma resposta a essa sequência de crimes, que não costuma ocorrer no Município.
Para o Coronel Magalhães, comandante do 31º BPM, não serão medidos esforços para garantir a segurança pública.
Após as formalidades de praxe, os presos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Um indivíduo continua foragido.
Transportava munições em carro roubado
Na tarde de sexta-feira, dia 2 de junho, na BR-290, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem transportando cinquenta munições calibre 9mm em um automóvel que havia sido roubado e estava rodando com placas clonadas.
Os policiais realizavam uma operação de combate ao crime na BR-290 quando abordaram o motorista de um Onix que mudou bruscamente de faixa ao visualizar a equipe policial. Ao realizar a fiscalização do condutor, os policiais encontraram uma caixa de munições calibre 9mm na porta, munição que é utilizada pela PRF e outras forças policiais, além das Forças Armadas.
Ao verificar o veículo, foi constatado que estava com as placas clonadas e que ele havia sido levado em um roubo à residência ocorrido em Novo Hamburgo.
O motorista, que viajava sozinho no veículo, era um homem de 27 anos, natural de Rio Pardo, com diversos antecedentes criminais, dentre eles homicídio, tráfico e roubo. Ele não poderia estar conduzindo o veículo pois não era habilitado. O suspeito disse aos policiais que levaria a munição e o veículo até Rio Pardo.
O homem foi preso em flagrante por receptação e porte de munições tendo sido encaminhado à Polícia Judiciária. O veículo foi devolvido ao seu proprietário.
Foto: Divulgação/BM
Publicado em 09/6/23