Relatos de estudantes do sexto ano das escolas municipais de Guaíba Amadeu Bolognesi, Itororó, São Francisco de Assis, Santa Catarina e Teotônio Brandão Villela estão no livro “Guaíba – A Cidade da Gente”, uma obra com 80 páginas que foi lançada no início da noite de terça-feira, 12, na Prefeitura, com sessão de autógrafos dos próprios estudantes (foto).
Guaíba é um dos municípios escolhidos para ter sua história retratada por seus alunos dentro da coleção “A Cidade da Gente”, da Editora Olhares. Ao todo, 36 cidades do Brasil participam do projeto que contempla um livro ilustrado sobre os seus patrimônios, feito em parceria com professores e estudantes das escolas públicas locais, que assinam como coautores das obras.
No caso de Guaíba, a pesquisa abrangeu alguns lugares históricos da Cidade e a Orla do Lago Guaíba, que os estudantes visitaram em passeio com o ônibus de turismo (Jardineira). A publicação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A tiragem é de 2.600 exemplares doados para o uso didático nas escolas da rede pública. O trabalho foi coordenado pela jornalista e escritora Sibélia Zanon, com ilustração de Daniel Carvalho.
Confira mais sobre o lançamento na Coluna Gente desta edição.
Publicado em 15/12/23